23
Out 12
publicado por Alexandre Burmester, às 17:42link do post

Nos últimos dias as sondagens da Gallup têm surpreendido muita gente, por darem a Mitt Romney vantagens nacionais de 5 a 7 pontos, até pelo facto, nada despiciendo, de mais nenhuma empresa de sondagens apresentar números tão desiquilibrados.

 

Pois bem, hoje a Rasmussen - que tal como a Gallup organiza uma "tracking poll" - dá a Romney uma vantagem nacional de 50%/46%, e uma vantagem de 50%/45% nos "swing states".

 

Será que os números das duas empresas estão a convergir, e a corrida a tornar-se mais clara e menos indecisa? Aguardemos a evolução nos próximos dias e, já agora, os números de outras "tracking polls", como a TIPP. 


Isso é verdade, já os republicanos já falam em 300 votos eleitorais.
Mas como disse, ainda acho que os democratas podem surpreender no comparecimento, como fizeram em Nevada e Colorado em 2010. Hoje li uma noticia que a votação antecipada na Carolina do Norte vai bem para eles. Se bem que isso não é um fato concretizado.
Joao Felipe a 23 de Outubro de 2012 às 20:34

Conhece a expressão "clutching at straws", meu caro? Era o que a campanha de John McCain fazia por esta altura em 2008, incluindo um desesperado comício de última hora na Pensilvânia.

Não quero com isto dizer que ache que Romney vai ganhar, mas que está na dianteira e em excelente posição, isso parece-me inegável.

Não acredito que o Romney vá na dianteira, o Obama tem um caminho mais favorável para os 270 votos do que o Romney, basta-lhe vencer no Ohio e Winconsin e nesses dois vai à frente. Não esquecer que o ground game e o o Get Out to Vote de Obama é superior ao do Romney. Outra aspecto, mas aqui não tenho a certeza, mas penso que a Gallup e a Rasmunsen não usam números de telemóvel, apenas telefones fixos.
HCarvalho a 23 de Outubro de 2012 às 20:56

Além de que estas sondagens da Gallup e Rasmunsen podem ser o antídoto para a apatia Democrata que se falava há uns meses atrás, sabendo que a vitória não está garantida para Obama pode levar muita gente às urnas para evitar mais 4 anos negros sob admnistração republicana.
HCarvalho a 23 de Outubro de 2012 às 20:59

Pelo contrário , meu caro. Este género de sondagens é que costuma desmobilizar o eleitorado daquele que vai atrás.

De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



arquivos
2017:

 J F M A M J J A S O N D


2016:

 J F M A M J J A S O N D


2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


pesquisar neste blog
 
subscrever feeds