15
Out 12
publicado por Nuno Gouveia, às 23:40link do post | comentar

Uma sondagem da Gallup/USA Today dá hoje uma vantagem de 5% a Mitt Romney sobre Barack Obama em 12 swing-states (Nevada, Colorado, Novo México, Iowa, Wisconsin, Michigan, Ohio, Pensilvânia, Virginia, Carolina do Norte, New Hampshire e Florida). Esta sondagem é surpreendente se tivermos em conta que inclui o Novo México, Michigan e Pensilvânia, estados estes que têm estado claramente na coluna de Obama. A grande novidade? Empate no voto feminino nestes estados. Na média do Real Clear Politics, Romney surge com a vantagem de... 0,1%. 

 

Mitt Romney angariou cerca de 170 milhões de dólares durante o mês de Setembro. Uma soma fantástica, mas mesmo assim inferior aos 181 milhões de Barack Obama, que se tornará em breve o primeiro candidato a ultrapassar os mil milhões de dólares numa campanha. Na angariação de fundos, Obama já ganhou. 

 

Piers Morgan, o apresentador britânico da CNN, escreveu um curioso artigo sobre Mitt Romney: "He's one of the least principled politicians I've met. But I believe Mitt Romney might just save America". Uma espécie de endorsement


A do Washington Post dá 5% de vantagem a Obama nos Swig States, já excluidos Pensilvânia, Novo Méxio e Michigan.
Joao Felipe a 16 de Outubro de 2012 às 01:49

Com uma vantagem +9 Dems, a sondagem não me parece muito credível. Mas nunca se sabe.

Credível ela é, Nuno. Temos é de saber lê-la!:-))

Com ponderações destas, até eu fazia uma sondagem a colocar o CDS em primeiro na corrida à Câmara do Barreiro!;-)

Caro Nuno, será curioso analisar as sondagens que sairão após o efeito da carta aberta que Mário Soares escreveu a Obama. Calculo que com esse efeito, a vantagem de Obama dispare.
Cumprimentos e continuação de excelente trabalho.
Duarte Fonseca a 16 de Outubro de 2012 às 10:36

Caro Arnaldo,
Essa carta terá certamente um efeito devastador nas possibilidades de vitória de Mitt Romney. Poderemos mesmo dizer que se Obama for reeleito, tal irá ficar-se a dever a esta grande acção de Mário Soares :)

Um abraço.

Reacção de Barack Obama: "Mário who?"

Esta brincadeira sobre a carta de Soares a Obama até poderia ser mais séria, caso a campanha de Romney levantasse a questão de Obama estar a ser apoiado por politicos europeus socialistas com história de marxistas e pré história comunista...atenta a alergia do eleitor médio a essa nomenclatura!
Miguel Direito a 16 de Outubro de 2012 às 16:08

Bem, o Hugo Chavez já declarou apoio a Barack Obama, e apesar de ter suscitado alguns comentários nos media, não passou disso. E ninguém no mundo (talvez com excepção de Castro) poderia ser pior apoio para Obama do que Chavez.

Bem, fontes bem colocadas em Teerão dizem que Mahmoud Ahmadinejad está apenas a aguardar os dias finais da campanha para declarar o seu apoio a Obama!;-)

Um pais com uma ditadura baseada na religião como o Irão não devia "apoiar" o Romney?
renato Gonçalves a 16 de Outubro de 2012 às 19:14

Em destaque
José Gomes André

Investigador de Filosofia Política, redigiu tese de doutoramento sobre James Madison. Autor de "Sistema Político e Eleitoral Norte-Americano: um Roteiro" (Esfera do Caos, 2008). Escreve também no Delito de Opinião.
ver perfil
ver posts
Nuno Gouveia

Autor de uma tese de mestrado sobre as eleições presidenciais americanas de 2008. Escreve também no 31 da Armada e Cachimbo de Magritte.
ver perfil
ver posts
Alexandre Burmester

Define-se como um "ávido seguidor amador" da política americana, que acompanha há mais de 40 anos. As suas habilitações académicas situam-se na área da Língua e Literatura Inglesas e foi quadro de uma multinacional canadiana
ver perfil
ver posts
arquivos
2016:

 J F M A M J J A S O N D


2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


pesquisar neste blog