26
Set 12
publicado por Nuno Gouveia, às 11:55link do post | comentar

À medida que entramos na fase dos debates, Barack Obama tem vindo a aumentar a vantagem conquistada na sua convenção. Se nas tracking polls a sua superioridade não é muito evidente, nas sondagens dos swing-states, Obama tem-se apresentado quase sempre na liderança, ora com vantagens curtas dentro da margem de erro, mas também, em algumas delas, com mais de 10 pontos. Diria que Romney naqueles estados considerados mais renhidos apenas estará à frente na Carolina do Norte, o que é indicativo das suas dificuldades, quando terá que ganhar pelo menos 6/7 desses estados. O que representam estes novos dados para a corrida? Ainda falta mais de mês, e já tivemos exemplos no passado de candidatos que conseguiram vencer apesar de uma desvantagem grande em Setembro. Mas é evidente que Obama tem conseguido superiorizar-se a Mitt Romney no importante mês de Setembro, altura em que os americanos começam a olhar com mais atenção para a campanha presidencial. Diria que Mitt Romney para vencer estas eleições terá de colocar em marcha a superioridade financeira que conquistou nos meses de Verão. Mas com um mercado televisivo inundado de anúncios de ambos os candidatos, isso não chegará. Sem ter prestações verdadeiramente convincentes nos debates ou algo de extraordinário aconteça até às eleições, Mitt Romney terá muitas dificuldades em vencer. E com uma importante achega: já começaram a votar em alguns estados, e se nesta primeira fase quem vota são essencialmente eleitores das bases partidárias, a partir do inicio de Outubro, começarão a votar outro tipo de eleitores. E quem estiver à frente nessa altura poderá começar já aí a vencer as eleições. Se há uns meses daria 50/50 de hipóteses de vitória para cada candidato, Obama hoje já estará na casa dos 60%. E a subir...


80% para Obama, 20% para Romney, e estou a ser simpatiquinho.

se Obama ganhar Ohio, e hoje por hoje isso parece altamente provável, Romney já foi.
Guilherme N a 26 de Setembro de 2012 às 18:09

Caro Nuno,

Pode-me explicar um duvida que tenho? Você escreveu que já se começaram a votar em alguns estados, e eu pergunto a votar a 2 meses das eleições? Não percebi isso.
Para mim Obama vai ganhar porque Romney copiou a campanha de Ferreira Leite contra Sócrates em 2009
André a 27 de Setembro de 2012 às 09:00

Em destaque
José Gomes André

Investigador de Filosofia Política, redigiu tese de doutoramento sobre James Madison. Autor de "Sistema Político e Eleitoral Norte-Americano: um Roteiro" (Esfera do Caos, 2008). Escreve também no Delito de Opinião.
ver perfil
ver posts
Nuno Gouveia

Autor de uma tese de mestrado sobre as eleições presidenciais americanas de 2008. Escreve também no 31 da Armada e Cachimbo de Magritte.
ver perfil
ver posts
Alexandre Burmester

Define-se como um "ávido seguidor amador" da política americana, que acompanha há mais de 40 anos. As suas habilitações académicas situam-se na área da Língua e Literatura Inglesas e foi quadro de uma multinacional canadiana
ver perfil
ver posts
arquivos
2016:

 J F M A M J J A S O N D


2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


pesquisar neste blog