17
Set 12
publicado por Alexandre Burmester, às 22:12link do post | comentar

 

 

Aqui temos o Vice-Presidente dos Estados Unidos, o embaraçoso Joe Biden, conhecido também como plagiarista, citando a agência oficial chinesa em defesa da política chinesa de Obama .


o melhor momento do dia.. ou será do mês? http://www.motherjones.com/politics/2012/09/secret-video-romney-private-fundraiser
pedrop a 17 de Setembro de 2012 às 22:47

Esse momento de Romney pode ser comprometedor, concordo, mas não é pior do que o de Obama há 4 anos quando se referiu aos que "se agarram às armas e à religião", o que não o impediu de vencer as eleições.

Obama, abril de 2008
"And it's not surprising, then, they get bitter, they cling to guns or religion or antipathy to people who aren't like them or anti-immigrant sentiment or anti-trade sentiment as a way to explain their frustrations"

Como disse o Alexandre, apesar dessa frase infeliz, dita enquanto disputava a indicação com Hillary Clinton, Obama ganhou as primárias e a eleição.

Sinceramente, vejo que as campanhas estão em uma busca desesperada por uma Bomba Atômica que acabe com a corrida. Mas o fato é depois de várias frases estúpidas, grandes discursos de ex-presidentes, relatórios de emprego frustrantes e declarações de imposto de renda cuja divulgação é negada, as pesquisas sofrem um impacto momentâneo, que logo reverte a situação de equilíbrio de quase empate.

A questão é que um pouco menos 47 % dos americanos odiarão as declarações de Romney, e vão considera-lo cada vez mais elitista e insénsível. Mas eles já pensavam isso, e não mudarão de idéia. A questão é que uma outra parte da população vai achar essa frase maravilhosa, pois temia que Romney fosse um moderado enrustido. Agora devem achar "esse cara é de verdade, falou o que eu queria ouvir, vai por ordem nas coisas, é assim que tem que ser".

Lamento, porém, por essa polarização. Não é uma frase de um presidente.

Nehemias
Nehemias a 18 de Setembro de 2012 às 14:32

É bem pior que o comentário a que se refere, enquanto que o Obama se referia de forma honesta a um segmento da população da Pensylvannia, mas sem ser depreciativo. Romney além de estar completamente errado, falou de forma depreciativa e irresponsável. Demonstrou uma total falta de preparação para ser Presidente.
HCarvalho a 18 de Setembro de 2012 às 14:43

Caro HCarvalho

Concordo que não é uma frase de alguém que quer ser presidente. Como já disse, essa polarização me entristece e é frustrante.

No entanto, não creio que o impacto será significativo, (ressalvando, é claro, a possibilidade de outros vídeos mais problemáticos), pelas seguintes razões:

1) Obama foi sincero, concordo. Ele se referia as cidades da Pensilvania e do Meio Oeste, feridas por anos de políticas de Bush e Clinton. Esse era o contexto. No entanto, a frase logo foi usada fora de contexto, (como sempre é), e muita gente ficou ofendida, com ou sem razão, por ser chamada de "amarga", apegada a armas e a religião, aversa a imigrantes e a pessoas que não eram como eles (me lembra a maioria silenciosa do Nixon). Com o tempo isso, se reverteu.

2) Mas não se pode dizer também, que Romney não foi sincero. Possivelmente, e isso que ele pensa, e os doadores que participaram também devem pensar assim, assim como os ativistas conservadores, e do tea-party, e uma parte significativa da população americana. Eu me arriscaria dizer que quase a metade da população pensa assim.

Sobre o impacto dessa frase e de outras, vale a pena ver o MonkeyCage:

http://themonkeycage.org/blog/2012/09/17/mitt-romney-and-that-47/

Nehemias
Nehemias a 18 de Setembro de 2012 às 15:45

Longe vão os tempos em que não havia gravadores e câmaras à mão de qualquer pessoa, em todos os telemóveis e, virtualmente, em todo o lado...
pedrop a 18 de Setembro de 2012 às 19:54

A questão também é: Romney está a ser criticado por ter dito alguma mentira, ou apenas por ter sido "politicamente incorrecto"? A verdade é que 49% dos americanos não pagam IRS federal.

Errado, apenas 17% não paga impostos sobre rendimento.
HCarvalho a 18 de Setembro de 2012 às 21:05

Eu falalava de imposto federal sobre rendimento, e mantenho o que disse.

é errado achar que não pagam por se autovitimizarem.. já que boa parte ficou isenta por causa dos "Bush tax cuts". outros são pensionistas...
pedrop a 19 de Setembro de 2012 às 01:45

Ninguém liga ao que o Biden diz, agora esta gaffe do Romney, pode ser-lhe fatal
http://www.bloomberg.com/news/2012-09-17/today-mitt-romney-lost-the-election.html
HCarvalho a 18 de Setembro de 2012 às 09:24

Romney morreu. Era previsivel..
João Davim a 18 de Setembro de 2012 às 11:49

Em destaque
José Gomes André

Investigador de Filosofia Política, redigiu tese de doutoramento sobre James Madison. Autor de "Sistema Político e Eleitoral Norte-Americano: um Roteiro" (Esfera do Caos, 2008). Escreve também no Delito de Opinião.
ver perfil
ver posts
Nuno Gouveia

Autor de uma tese de mestrado sobre as eleições presidenciais americanas de 2008. Escreve também no 31 da Armada e Cachimbo de Magritte.
ver perfil
ver posts
Alexandre Burmester

Define-se como um "ávido seguidor amador" da política americana, que acompanha há mais de 40 anos. As suas habilitações académicas situam-se na área da Língua e Literatura Inglesas e foi quadro de uma multinacional canadiana
ver perfil
ver posts
arquivos
2017:

 J F M A M J J A S O N D


2016:

 J F M A M J J A S O N D


2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


pesquisar neste blog