12
Ago 12
publicado por Nuno Gouveia, às 22:10link do post | comentar

Terminaram hoje os Jogos Olímpicos de Londres, onde os Estados Unidos voltaram à liderança do ranking das medalhas, ultrapassando novamente a China, depois de em Pequim terem ficado em segundo lugar. Foi na natação e no atletismo que brilharam, como habitualmente, com  31 e 29 medalhas respectivamente, totalizando estas quase metade da totalidade de sucessos americanos. Com as 46 medalhas de ouro conquistadas, os Estados Unidos bateram mesmo o recorde, ultrapassando as 45 que tinham ganho nos Jogos Olímpicos de Paris em 1924 e na Cidade do México em 1968. Michael Phelps e Missy Franklin na natação, Allyson Felix no Atletismo, Alexandra Raisman e Gabrielle Douglas na ginástica foram as estrelas da companhia. Não esquecer o Dream Team no basquetebol, que deu espectáculo ao longo da competição, apesar da final vencida à Espanha ter sido bastante renhida. 

 

Longe das rivalidades do passado, nomeadamente com a União Soviética e com a República Democrática Alemã, os Jogos Olímpicos, hoje estão confinados à rivalidade desportiva, sem a carga política do passado. É assim que deve ser. No entanto, haverá sempre alguma nostalgia pelos lendários embates entre soviéticos e americanos, onde uma medalha representava bem mais do que uma vitória desportiva. No Rio de Janeiro há mais. 

 

PS: Portugal teve uma actuação discreta nestes Jogos. Parabéns a todos os atletas que estiveram presentes em Londres, e melhor sorte para os próximos. 


O record de medalhas de ouro dos EUA é 83 medalhas
HCarvalho a 13 de Agosto de 2012 às 01:06

Tem razão, nos JO de Los Angeles em 1984, que tiveram o boicote dos países de Leste. E, em 1904, quando participaram praticamente atletas da América do Norte, também ganharam 78 medalhas.
Nuno Gouveia a 13 de Agosto de 2012 às 01:56

Grande final, ontem, no basquetebol... e grandes resultados para os EUA no geral.

Na minha opinião, Portugal esteve bem, acabou por conseguir alguns bons resultados... não se pode exigir mais.
slot machines a 13 de Agosto de 2012 às 12:05

Em destaque
José Gomes André

Investigador de Filosofia Política, redigiu tese de doutoramento sobre James Madison. Autor de "Sistema Político e Eleitoral Norte-Americano: um Roteiro" (Esfera do Caos, 2008). Escreve também no Delito de Opinião.
ver perfil
ver posts
Nuno Gouveia

Autor de uma tese de mestrado sobre as eleições presidenciais americanas de 2008. Escreve também no 31 da Armada e Cachimbo de Magritte.
ver perfil
ver posts
Alexandre Burmester

Define-se como um "ávido seguidor amador" da política americana, que acompanha há mais de 40 anos. As suas habilitações académicas situam-se na área da Língua e Literatura Inglesas e foi quadro de uma multinacional canadiana
ver perfil
ver posts
arquivos
2016:

 J F M A M J J A S O N D


2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


pesquisar neste blog