29
Jul 12
publicado por Nuno Gouveia, às 19:03link do post | comentar

Confesso que ficaria surpreendido se o escolhido de Mitt Romney para Vice Presidente não fosse Rob Portman, Tim Pawlenty ou Bobby Jindal. O Alexandre Burmester já fez a sua aposta no antigo governador do Minnesota. Mas nos últimos ciclos eleitorais, a maioria das escolhas têm sido verdadeiras surpresas, principalmente do lado republicano. Foi assim com Palin em 2008, Cheney em 2000 e Dan Quayle em 1988. A única escolha convencional terá sido de Jack Kemp em 1996 por Bob Dole. Beth Myers, a assessora de Mitt Romney responsável pela equipa de selecção do Vice Presidente, tweetou na sexta-feira passada um Follow Friday (uma espécie de recomendação no Twitter) a uma série de nomes que têm sido associados ao cargo. Tendo sido esta apenas a segunda vez que Myers utilizou esta rede social, esta lista contém os nomes que eles querem que a imprensa pense que foram "considerados": Kelly Ayotte, Tim Pawlenty, Chris Christie, Bobby Jindal, Marco Rubio, Paul Ryan, Newt Gingrich, Rob Portman, Bob McDonnell, Condoleezza Rice, John Thune, Susana Martinez e Rick Santorum. Foi uma forma de lançar mais confusão para os jornais, pois esta lista contém alguns nomes que nunca seriam opção de Romney, a começar por Rick Santorum e Newt Gingrich. Mas que não haja dúvida. Com ou sem surpresas, o nome será um destes treze. 

 

A escolha deverá ser anunciada depois dos Jogos Olímpicos, entre 12 e 24 de Agosto, antes da Convenção Republicana de Tampa Bay. Se me pedissem opinião, anunciaria logo após os Olímpicos terminarem, a 13 ou 14 de Agosto. Desta forma, teria uma semana de espaço mediático, e utilizaria o restante tempo até Tampa para fazer (muitos) eventos públicos e angariar dinheiro com o candidato. Penso que não ganham nada em esperar mais tempo. 


Fiz a aposta e mantenho-a Nuno, com tudo o que estas previsões - ou outras quaisquer - têm de arriscado.

Basicamente, acho que Romney - como por muitos referido - procura um candidato a VP com experiência executiva (Pawlenty tem-na), mas também não quer um candidato que possa trazer controvérsia à campanha (e Bob McDonnell, Bobby Jindal, Chris Christie e Rob Portman poderiam trazê-la - deixo de lado Susana Mrtinez, possível vítima do efeito-Palin).

Para mim, o candidato parece-me óbvio, mas não arriscaria o meu pescoço!
Alexandre Burmester a 29 de Julho de 2012 às 20:07

Uma coisa é verdade: sabe-se hoje que Pawlenty ficou em segundo lugar na escolha para VP em 2008. Se lhe acontecer o mesmo agora, mais vale retirar-se da política activa :)

Bem, Nuno, a verdade é que, neste momento, Pawlenty está retirado da polícita activa!

Não acredito que alguém que tem andado a percorrer os Estados Unidos em nome de Romney está retirado da política :)
Nuno Gouveia a 30 de Julho de 2012 às 20:11

Sei que isso não tem nada a ver com esse post, mas não posso deixar de comentar:
Ontem, no cinema vi o cartaz de um filme intitulado \'Abraham Lincoln, Cassador de Vampiros\' com o subtítulo \'Presidente de dia, cassador a noite\'. Não vi o filme e posso estar julgando mal, mas fiquei me perguntando como Hollywood deixou passar uma coisa dessas. :-)
Joao Felipe a 29 de Julho de 2012 às 22:33


Na minha opinião de todos nomes referidos neste post eu aposto que o Vp de romney irá sair destes 3 nomes ou então de uma escolha surpresa como aconteceu em 2008 quando Mccain escolheu Sarah Palin.

Tim Pawlenty
Marco Rubio
Rob Portman
Anónimo a 30 de Julho de 2012 às 14:36

Um trio plausível.
Nuno Gouveia a 30 de Julho de 2012 às 20:12

Se Pawlenty for mesmo o escolhido, quem vocês acham que seria o melhor companheiro de chapa: ele ou Joe Biden?
Joao Felipe a 30 de Julho de 2012 às 21:03

Biden tem mais experiência, Pawlenty parece mais profissional e comete menos erros não forçados.
Nuno Gouveia a 30 de Julho de 2012 às 22:21

Venho deste modo apresentar-lhe o meu novo projecto. Trata-se de um novo blog que pretende fazer uma análise clara e concisa sobre a actualidade nacional e internacional.
Este projecto surgiu no seguimento do término da minha licenciatura na Faculdade de Economia do Porto (FEP). Sempre me interessei bastante pelas questões macroeconómicas, mas entendi que só após a minha licenciatura estaria preparado para abordar estas questões com o rigor que se lhe exige. Gosto de fazer análises credíveis e baseadas sempre em estatísticas credíveis, como irá reparar ao visitar o blog.


PS: o link do blog é http://ecoseconomia.blogspot.pt/

Ricardo Gonçalves a 30 de Julho de 2012 às 21:36

Felicidades para o blog.
Cumprimentos.
Nuno Gouveia a 30 de Julho de 2012 às 22:20

Em destaque
José Gomes André

Investigador de Filosofia Política, redigiu tese de doutoramento sobre James Madison. Autor de "Sistema Político e Eleitoral Norte-Americano: um Roteiro" (Esfera do Caos, 2008). Escreve também no Delito de Opinião.
ver perfil
ver posts
Nuno Gouveia

Autor de uma tese de mestrado sobre as eleições presidenciais americanas de 2008. Escreve também no 31 da Armada e Cachimbo de Magritte.
ver perfil
ver posts
Alexandre Burmester

Define-se como um "ávido seguidor amador" da política americana, que acompanha há mais de 40 anos. As suas habilitações académicas situam-se na área da Língua e Literatura Inglesas e foi quadro de uma multinacional canadiana
ver perfil
ver posts
arquivos
2016:

 J F M A M J J A S O N D


2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


pesquisar neste blog