17
Jul 12
publicado por Alexandre Burmester, às 22:34link do post | comentar

"If you have a business (...), somebody else made that happen"

 

Alguns opositores mais radicais do Presidente Obama têm-no acusado de ser socialista (um termo praticamente pejorativo nos E.U.A.). A acusação pode ser descabida, mas não é com frases como a que cito que Obama faz desvanecer essa ideia.

 

Mas o Presidente não diz estas coisas necessariamente por convicção ideológica, embora muita gente ache que sim. Chama-se a isto "mobilizar as bases", neste caso as bases mais radicais do Partido Democrático, que Obama necessita que não fiquem em casa no dia 6 de Novembro. E, além disso, está confrontado com um opositor com uma carreira empresarial, pelo que desmanchar o "mito" dos empresários de sucesso também será uma táctica útil.

 

Mas, mesmo assim, eu questiono a utilidade deste tipo de tiradas numa campanha presidencial nos E.U.A. Como é evidente - e já está a acontecer - elas provocam uma óbvia e fácil reacção do campo adversário. O Senador Rob Portman - um dos nomes apontados como favorito a ser o parceiro de Mitt Romney na corrida - já afirmou (ver o mesmo vídeo com link acima) que "precisamos de um presidente que entenda que é o sector privado, e não o governo, que cria emprego." E o próprio Romney já considerou estas declarações do Presidente um insulto aos empreendedores.

 

 


Não é bonito censurar o que não nos interessa... ele estava a falar de pontes!
Pedro Costa a 25 de Julho de 2012 às 12:10

Eu não censurei coisa alguma. Limitei-me a indicar um link. E se estava a falar de pontes, arranjou um modo estranho de se lhes referir.

FOX & FRIENDS? Acha mesmo que a Fox é minimamente respeitável? Veja as declarações na integra... ele falava de infra-estruturas que os privados, por si só, não tem interesse em construir. Algum privado constrói uma ponte ou hospital e oferece ao sector público ou a comunidade? Aquilo que ele diz é claramente "cortado" para parecer uma frase bombástica.
Pedro Costa a 25 de Julho de 2012 às 20:33

A Fox é tão respeitável quanto qualquer adepto de Obama comentando pela blogosfera e utilizando a retórica de Chicago para defender uma inacreditável "gaffe" do Presidente.

Mas vamos supor que Obama se referia, de facto e apenas, à infraestrutura. Mesmo assim, quer-me parecer que tentou desmerecer a iniciativa privada, e não entendo o alcance de tais declarações, a não ser, como referi no meu apontamento, a tentativa de dinamizar as bases mais radicais do Partido Democrático - não é só no campo republicano que há radicais, diga-se.

Você utiliza um clip de um "programa do Goucha de propaganda republicana" e fala em retórica de Chicago? Please continue... your ignorance is rather entertaining!
Pedro Costa a 26 de Julho de 2012 às 21:17

Nem de propósito! Vá diga agora que a Fox não é propaganda! http://www.thedailyshow.com/watch/wed-july-25-2012/democalypse-2012---do-we-look-stupid--don-t-answer-that-edition---grammatical-gaffes
Pedro Costa a 26 de Julho de 2012 às 22:05

Não estou aqui para debater com comentadores partidários, meu caro, e eles surgem de ambos os lados. Faço-lhe uma singela sugestão: por que não abrir um blogue assumidamente pró-Obama?

Mas, a propósito da Fox, devo dizer-lhe que durante décadas os republicanos se queixaram - e eu acho que com razão - do facciosismo pró-democrático da "Main Stream Media".

Você anda a sonhar! Então agora só um comentador partidário? Que sensíveis que eles são! Respondem sempre com ataques Ad homunem. Não só um comentador partidário! Sou um simples "gajo" que navega nas internets e se ri bastante com blogueiros de trazer por casa que tem com fonte de informação a Fox News! Ainda não percebeu que as declarações foram censuradas? Informe-se!!!

http://mediamatters.org/blog/2012/07/16/fox-amp-friends-deceptively-edits-obamas-commen/187146

O que vem a seguir? A Onion News Network?

Ridículo!
Pedro Costa a 27 de Julho de 2012 às 00:07

O que é um ataque "Ad homunem"?

Citar a Media Matters (não deve saber o que é), para falar da Fox News, é o mesmo que citar o Avante para falar do actual governo. Ou se calhar daqui a pouco cita a MSNBC para falar da Fox News (ou vice-versa, já agora).

Se ler outros media, que não a Fox News ou sites de propaganda democrata como a Media Matters, poderá ver que este "You Didn't build that" foi mesmo preocupante para o lado de Obama, daí ter surgido uma barragem de fogo dos seus aliados nos media.
Nuno Gouveia a 27 de Julho de 2012 às 01:24

arquivos
2017:

 J F M A M J J A S O N D


2016:

 J F M A M J J A S O N D


2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


pesquisar neste blog