17
Jul 12
publicado por Alexandre Burmester, às 22:34link do post | comentar

"If you have a business (...), somebody else made that happen"

 

Alguns opositores mais radicais do Presidente Obama têm-no acusado de ser socialista (um termo praticamente pejorativo nos E.U.A.). A acusação pode ser descabida, mas não é com frases como a que cito que Obama faz desvanecer essa ideia.

 

Mas o Presidente não diz estas coisas necessariamente por convicção ideológica, embora muita gente ache que sim. Chama-se a isto "mobilizar as bases", neste caso as bases mais radicais do Partido Democrático, que Obama necessita que não fiquem em casa no dia 6 de Novembro. E, além disso, está confrontado com um opositor com uma carreira empresarial, pelo que desmanchar o "mito" dos empresários de sucesso também será uma táctica útil.

 

Mas, mesmo assim, eu questiono a utilidade deste tipo de tiradas numa campanha presidencial nos E.U.A. Como é evidente - e já está a acontecer - elas provocam uma óbvia e fácil reacção do campo adversário. O Senador Rob Portman - um dos nomes apontados como favorito a ser o parceiro de Mitt Romney na corrida - já afirmou (ver o mesmo vídeo com link acima) que "precisamos de um presidente que entenda que é o sector privado, e não o governo, que cria emprego." E o próprio Romney já considerou estas declarações do Presidente um insulto aos empreendedores.

 

 


Não é bonito censurar o que não nos interessa... ele estava a falar de pontes!
Pedro Costa a 25 de Julho de 2012 às 12:10

Eu não censurei coisa alguma. Limitei-me a indicar um link. E se estava a falar de pontes, arranjou um modo estranho de se lhes referir.

FOX & FRIENDS? Acha mesmo que a Fox é minimamente respeitável? Veja as declarações na integra... ele falava de infra-estruturas que os privados, por si só, não tem interesse em construir. Algum privado constrói uma ponte ou hospital e oferece ao sector público ou a comunidade? Aquilo que ele diz é claramente "cortado" para parecer uma frase bombástica.
Pedro Costa a 25 de Julho de 2012 às 20:33

A Fox é tão respeitável quanto qualquer adepto de Obama comentando pela blogosfera e utilizando a retórica de Chicago para defender uma inacreditável "gaffe" do Presidente.

Mas vamos supor que Obama se referia, de facto e apenas, à infraestrutura. Mesmo assim, quer-me parecer que tentou desmerecer a iniciativa privada, e não entendo o alcance de tais declarações, a não ser, como referi no meu apontamento, a tentativa de dinamizar as bases mais radicais do Partido Democrático - não é só no campo republicano que há radicais, diga-se.

Você utiliza um clip de um "programa do Goucha de propaganda republicana" e fala em retórica de Chicago? Please continue... your ignorance is rather entertaining!
Pedro Costa a 26 de Julho de 2012 às 21:17

Nem de propósito! Vá diga agora que a Fox não é propaganda! http://www.thedailyshow.com/watch/wed-july-25-2012/democalypse-2012---do-we-look-stupid--don-t-answer-that-edition---grammatical-gaffes
Pedro Costa a 26 de Julho de 2012 às 22:05

Não estou aqui para debater com comentadores partidários, meu caro, e eles surgem de ambos os lados. Faço-lhe uma singela sugestão: por que não abrir um blogue assumidamente pró-Obama?

Mas, a propósito da Fox, devo dizer-lhe que durante décadas os republicanos se queixaram - e eu acho que com razão - do facciosismo pró-democrático da "Main Stream Media".

Você anda a sonhar! Então agora só um comentador partidário? Que sensíveis que eles são! Respondem sempre com ataques Ad homunem. Não só um comentador partidário! Sou um simples "gajo" que navega nas internets e se ri bastante com blogueiros de trazer por casa que tem com fonte de informação a Fox News! Ainda não percebeu que as declarações foram censuradas? Informe-se!!!

http://mediamatters.org/blog/2012/07/16/fox-amp-friends-deceptively-edits-obamas-commen/187146

O que vem a seguir? A Onion News Network?

Ridículo!
Pedro Costa a 27 de Julho de 2012 às 00:07

O que é um ataque "Ad homunem"?

Citar a Media Matters (não deve saber o que é), para falar da Fox News, é o mesmo que citar o Avante para falar do actual governo. Ou se calhar daqui a pouco cita a MSNBC para falar da Fox News (ou vice-versa, já agora).

Se ler outros media, que não a Fox News ou sites de propaganda democrata como a Media Matters, poderá ver que este "You Didn't build that" foi mesmo preocupante para o lado de Obama, daí ter surgido uma barragem de fogo dos seus aliados nos media.
Nuno Gouveia a 27 de Julho de 2012 às 01:24

Em destaque
José Gomes André

Investigador de Filosofia Política, redigiu tese de doutoramento sobre James Madison. Autor de "Sistema Político e Eleitoral Norte-Americano: um Roteiro" (Esfera do Caos, 2008). Escreve também no Delito de Opinião.
ver perfil
ver posts
Nuno Gouveia

Autor de uma tese de mestrado sobre as eleições presidenciais americanas de 2008. Escreve também no 31 da Armada e Cachimbo de Magritte.
ver perfil
ver posts
Alexandre Burmester

Define-se como um "ávido seguidor amador" da política americana, que acompanha há mais de 40 anos. As suas habilitações académicas situam-se na área da Língua e Literatura Inglesas e foi quadro de uma multinacional canadiana
ver perfil
ver posts
arquivos
2016:

 J F M A M J J A S O N D


2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


pesquisar neste blog