10
Jul 12
publicado por Nuno Gouveia, às 15:14link do post | comentar

Confesso que ainda há poucos meses pensava que isto não seria possível. Barack Obama, o angariador de dinheiro mais formidável da história da política americana está ser destronado. Nos dois últimos meses o Presidente foi ultrapassado por Mitt Romney, e em Junho a diferença foi bastante assinalável: 106 contra 71 milhões. Até ao momento a equipa de Obama já angariou bastante mais dinheiro, mas a sua estrutura de campanha é bem mais pesada. Se juntarmos as Super Pacs, que têm dado vantagem ao republicano, podemos estar perante uma campanha totalmente diferente de 2008, quando Obama teve bastante mais fundos do que John McCain. Não será por falta de competitividade financeira que algum candidato irá perder as eleições. 


Mas então Romney é o favorito? Existe algum caso recente de um candidato que arrecadou menos e mesmo assim venceu?
Joao Felipe a 11 de Julho de 2012 às 22:55

Sim. Li recentemente que nas últimas duas eleições, os candidatos dos partidos challengers (Kerry e Obama) angariaram mais dinheiro do que os adversários.

John McCain ficou limitado em 2008 pelo facto de ter decidido receber apenas financiamento federal para a sua campanha, aspecto em que Obama fez uma pirueta - aquilo a que normalmente, quando se trata de Romney, se descreve como flip-flops.

Aliás, penso que Obama foi o primeiro candidato presidencial desde as reformas pós Nixon a não recorrer ao financiamento federal nas eleições gerais (proíbe nos últimos dois meses angariarem e gastarem dinheiro), matando dessa forma o financiamento federal nas campanhas presidenciais. Foi uma pirueta que McCain não soube ou não conseguiu explorar.
Nuno Gouveia a 12 de Julho de 2012 às 00:12

Hoje Romney foi vaiado (em evento de negros) ao defender o fim da lei de saúde enquanto a câmara votou pela sua anulação.
Pra mim isso é um tiro no pé. Discutir a lei de saúde no momento em que sua popularidade está aumentando é tudo o que Obama quer, e ainda desvia o foco da economia.
Joao Felipe a 11 de Julho de 2012 às 23:41

Duvido que Romney ser vaiado num evento da NAACP seja politicamente muito relevante (tal como não daria muito importancia se Obama fosse vaiado num evento da NRA)

Kerry tinha mais dinheiro que Bush? tem certeza? A wikipédia dá 367 a 326 (em milhões de dólares) para o incubente.
Joao Felipe a 11 de Julho de 2012 às 23:51

Talvez tenham incluído o dinheiro exterior ou fundos conjuntos com os partidos nesse artigo que li. Só George Soros investiu 30 milhões de dólares.
Nuno Gouveia a 12 de Julho de 2012 às 00:10

Em destaque
José Gomes André

Investigador de Filosofia Política, redigiu tese de doutoramento sobre James Madison. Autor de "Sistema Político e Eleitoral Norte-Americano: um Roteiro" (Esfera do Caos, 2008). Escreve também no Delito de Opinião.
ver perfil
ver posts
Nuno Gouveia

Autor de uma tese de mestrado sobre as eleições presidenciais americanas de 2008. Escreve também no 31 da Armada e Cachimbo de Magritte.
ver perfil
ver posts
Alexandre Burmester

Define-se como um "ávido seguidor amador" da política americana, que acompanha há mais de 40 anos. As suas habilitações académicas situam-se na área da Língua e Literatura Inglesas e foi quadro de uma multinacional canadiana
ver perfil
ver posts
arquivos
2017:

 J F M A M J J A S O N D


2016:

 J F M A M J J A S O N D


2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


pesquisar neste blog