28
Jun 12
publicado por Nuno Gouveia, às 15:16link do post

O Supremo Tribunal emitiu há momentos o seu veredicto: a lei da saúde de Obama é constitucional. Numa decisão em que o Juiz Presidente John Roberts, nomeado por George W. Bush, juntou-se ao quatro juizes nomeados por democratas, contra quatro juizes nomeados por republicanos, a lei da saúde que tantas dores de cabeça tem dado a Obama sobreviveu intacta. Esta é uma grande vitória para Barack Obama, reforçada pelos rumores dos últimos meses que a decisão seria em sentido contrário. O Supremo considerou que o mandato, a parte mais polémica da lei, é um imposto, e como tal, está de acordo com a Constituição. Conforme disse há dias, os republicanos têm agora apenas uma possibilidade para revogar esta lei: Mitt Romney ser eleito Presidente e terem maiorias nas duas câmaras no Congresso. Nem sempre as vitórias políticas são transformadas em vitórias eleitorais, e é expectável que os republicanos fiquem motivados para derrotar esta lei nas urnas. Mas Barack Obama recebeu hoje um balão de oxigênio. Disso não tenho dúvidas. 


http://www.nytimes.com/2012/06/29/opinion/the-real-winners.html

Concordo com tudo o que Krugman escreveu acerca desta decisão, a ACA não irá acarretar um aumento dos impostos acentuado, aliás ele diz que é a lei mais fiscalmente responsável desde há bastante tempo. E dado que é Nobel da Economia deve saber do que fala.

Quanto às opções de romney, ele não pode atacar a Obamacare dado que esta foi inspirada na Romneycare, a única diferença é que a Romneycare cobria os abortos. Isto vai levar a que o estados possam escolher individualmente seguir pela opção Single Payer, os estados mais avançados em termos sociais e civilazacionais já começam a dar sinais de seguirem esse caminho, o Vermont foi o primeiro a declarar essa intenção. Os republicanos que não concordam com a decisão bem que podiam abandonar os EUA, o problema é que não existe um país do Hemisfério Ocidental (excepto os EUA) que não tenha um SNS.
HCarvalho a 29 de Junho de 2012 às 17:21

De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



arquivos
2017:

 J F M A M J J A S O N D


2016:

 J F M A M J J A S O N D


2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


pesquisar neste blog
 
subscrever feeds