28
Jun 12
publicado por Nuno Gouveia, às 15:16link do post

O Supremo Tribunal emitiu há momentos o seu veredicto: a lei da saúde de Obama é constitucional. Numa decisão em que o Juiz Presidente John Roberts, nomeado por George W. Bush, juntou-se ao quatro juizes nomeados por democratas, contra quatro juizes nomeados por republicanos, a lei da saúde que tantas dores de cabeça tem dado a Obama sobreviveu intacta. Esta é uma grande vitória para Barack Obama, reforçada pelos rumores dos últimos meses que a decisão seria em sentido contrário. O Supremo considerou que o mandato, a parte mais polémica da lei, é um imposto, e como tal, está de acordo com a Constituição. Conforme disse há dias, os republicanos têm agora apenas uma possibilidade para revogar esta lei: Mitt Romney ser eleito Presidente e terem maiorias nas duas câmaras no Congresso. Nem sempre as vitórias políticas são transformadas em vitórias eleitorais, e é expectável que os republicanos fiquem motivados para derrotar esta lei nas urnas. Mas Barack Obama recebeu hoje um balão de oxigênio. Disso não tenho dúvidas. 


Ao referirem expressamente que esta lei (somente) é constitucional porque é um imposto, não será esta decisão um presente envenenado para Obama, pois vem revelar o que ele sempre negou, ie, que a lei era um enorme aumento de impostos e provocaria mais deficit? Para mais, não vai tornal mais permente para os conservadores o voto em Romney, dando animo e dinheiro à campanha deste?
Para mais, Obama vê-se privado de um inimigo (O STJ), que poderia bem usar em campanha, asim como se vê privado de uma desculpa.
Miguel Direito a 29 de Junho de 2012 às 12:20

"pois vem revelar o que ele sempre negou, ie, que a lei era um enorme aumento de impostos e provocaria mais deficit?"

O que é que a parte do "provocaria mais deficit" tem a ver com o resto?

De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



arquivos
2017:

 J F M A M J J A S O N D


2016:

 J F M A M J J A S O N D


2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


pesquisar neste blog
 
subscrever feeds