17
Jun 12
publicado por Nuno Gouveia, às 22:42link do post | comentar

Barack Obama emitiu na sexta-feira uma ordem executiva para impedir que as autoridades deportem jovens ilegais que estejam a viver em território americano. Segundo as estimativas, serão perto de 800 mil que poderão ser abrangidos por esta espécie de amnistia. Apesar de haver quem considere que o Presidente não tem autoridade para decretar esta ordem executiva (Obama há um ano disse qualquer coisa semelhante), esta é uma medida que terá impactos na campanha. O Presidente continua a apostar em reforçar a sua base eleitoral, o que tem sido muito inteligente da sua parte. Depois do apoio ao casamento gay, para motivar o eleitorado jovem, agora esta medida executiva dedicada aos hispânicos, que também coloca problemas a Romney. Este tem um grande défice de apoio nesta comunidade, pois a última sondagem que li dava apenas 23% a Romney contra os 61% de Obama. Esta decisão atira para a agenda mediática a discussão sobre a imigração ilegal, uma área em que Obama não investiu nestes quatro anos e que tinha sido uma promessa de campanha. Apesar desta acção não atacar o problema de fundo (são cerca de 12 milhões de ilegais no país), dá-lhe algum fôlego eleitoral. 

 

Romney reagiu contra o método e não propriamente contra a medida, dizendo praticamente o mesmo que Marco Rubio, que poderá ser um dos beneficiados desta situação. Romney necessita de recuperar no eleitorado hispânico, e a sua grande cartada pode ser a escolha de Rubio para candidato a Vice Presidente. Por enquanto, as sondagens indicam que essa escolha lhe dará uma vantagem na Florida, mas é incerto que impacto terá no eleitorado hispânico de outros estados. Rubio é descendente de cubanos e há quem defenda que o resto dos hispânicos, que são maioritariamente oriundos do México e de outras comunidades do continente, não serão levados a votar em Romney por causa do senador da Flórida. Eu penso que não, e que Rubio pode ser uma boa ajuda para Romney em estados como o Nevada e Colorado, com grandes comunidades hispânicas e que as sondagens indicam estarem situação de empate técnico. De resto, nos restantes swing states, a Florida com Rubio estará quase assegurada e em estados como o Ohio, Iowa, Michigan, Wisconsin, Virgínia, Pensilvânia ou New Hampshire o voto hispânico é reduzido. Cada vez mais vejo Marco Rubio, senador de 41 anos, como candidato a Vice Presidente de Mitt Romney. E esta acção de Obama, que coloca os republicanos em dificuldades, poderá contribuir para que tal suceda. 


Acho que o melhor vice para Romney é Bob Mcdonnell. Rubio tem passado nebuloso, e não acho que sua presença será suficiente para ajudar o GOP com os latinos.
Sobre vices, o Crystal Ball fez um estudo interessante, desfazendo os mitos sobre a escolha do companheiro de chapa.
Joao Felipe a 18 de Junho de 2012 às 00:32

Não há mitos nenhuns. Os vices, normalmente ajudam pouco os candidatos. Aliás, desde 1960, quando Lyndon Johnson ajudou JFK a ganhar o Texas, e com isso a eleição, que a escolha de um VP não é considerada relevante. No entanto, podem ser uma ajuda em eleições bastante competitivas, como aconteceu em 1960, e como esta se adivinha. E se ajudar a ganhar a Florida, já será muito relevante. E se ajudar a ganhar um estado como o Colorado (a última sondagem dava empate), ainda melhor.

O que é isso de passado nebuloso? Iniciou a sua carreira política junto de um terrorista? Passou vinte anos junto de um pastor racista? Ou foi um consumidor habitual de droga na juventude? Talvez, quem sabe.
Nuno Gouveia a 18 de Junho de 2012 às 00:53

arquivos
2017:

 J F M A M J J A S O N D


2016:

 J F M A M J J A S O N D


2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


pesquisar neste blog