13
Jun 12
publicado por Nuno Gouveia, às 23:39link do post | comentar

 

Barack Obama continua a deter alguma vantagem em relação a Mitt Romney, mas nas últimas semanas o republicano conquistou algum terreno. Diria que se as eleições fossem hoje, a noite seria muito longa, podendo mesmo repetir-se a situação de 2000. Obama tem uma ligeira superioridade no colégio eleitoral sobre Romney, mas tem dois estados que facilmente poderão cair na coluna dos empates: New Mexico e Pensilvânia. Em relação aos estados mais frágeis da coluna de Romney, é improvavél que o mesmo suceda em algum. Conforme se pode ver, a cinco meses das eleições está tudo em aberto. As campanhas, mas sobretudo o rumo da economia irão determinar o destino desta eleição. 

 

* Quem quiser pode fazer a sua projecção neste site do Real Clear Politics


Acho dificil um avanço de Romney no Novo México. E colocaria o Missouri e Arizona como indefinidos, alem de uma cor mais fraca para Montana.
Esse é o seu mapa ou o do RCP?
Joao Felipe a 14 de Junho de 2012 às 00:23

Meu. Com o actual clima, Romney a perder algum estado que McCain venceu? nem pensar.
Nuno Gouveia a 14 de Junho de 2012 às 11:19

A respeito do Novo México (e estados próximos/parecidos - Colorado, Nevada...) seria interessante saber qual o efeito Gary Johnson; há algumas sondagens com ele?

Já vi sondagens no Novo México com Gary Johnson. Se não estou em erro, chegava perto dos 10%, mas Obama aqui tem aparecido sempre com uma vantagem relativamente confortável. Gary Johnson não altera a situação. Nos estados vizinhos não vi nenhuma com ele...
Nuno Gouveia a 14 de Junho de 2012 às 17:35

Porque não?
Em junho de 2008 McCain liderava no Missouri por até 7 pontos, mas venceu por 0,1%.
Esse estado sempre vota no vencedor desde o séc. XX, exceto em 56 e 2008.
Se Obama tem chances de se reeleger então tem chances no Missouri.
Joao Felipe a 14 de Junho de 2012 às 13:26

O Missouri é um estado que se tem "republicanizado". Ainda recentemente vi uma sondagem que dava a senadora democrata a perder por quase 10 pontos com o adversário republicano. Se Obama não o conseguiu ganhar em 2008, é muito pouco provável que o consiga, pois haverá uma natural deslocação de votos para o candidato republicano. Aliás, parece-me que não podemos comparar a dinâmica de 2008, que foi de crescendo para Obama, especialmente a partir da crise do Lehman Brothers.

Dito isto, acredito que as hipóteses de Obama se manter na Casa Branca não passam pelo Missouri e estão perfeitamente intactas. Se não houver um game changer até Setembro, desconfio que a campanha de Obama vá "retirar" de lá.
Nuno Gouveia a 14 de Junho de 2012 às 17:40

É, Mas o govenador do Missouri é democrata e deve ser reeleito. Acho que ainda dá.
Alêm disso, no Arizona o número de latinos vem crescendo e pode fazer a diferença para Obama.
Joao Felipe a 14 de Junho de 2012 às 21:41

Em destaque
José Gomes André

Investigador de Filosofia Política, redigiu tese de doutoramento sobre James Madison. Autor de "Sistema Político e Eleitoral Norte-Americano: um Roteiro" (Esfera do Caos, 2008). Escreve também no Delito de Opinião.
ver perfil
ver posts
Nuno Gouveia

Autor de uma tese de mestrado sobre as eleições presidenciais americanas de 2008. Escreve também no 31 da Armada e Cachimbo de Magritte.
ver perfil
ver posts
Alexandre Burmester

Define-se como um "ávido seguidor amador" da política americana, que acompanha há mais de 40 anos. As suas habilitações académicas situam-se na área da Língua e Literatura Inglesas e foi quadro de uma multinacional canadiana
ver perfil
ver posts
arquivos
2016:

 J F M A M J J A S O N D


2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


pesquisar neste blog