02
Jun 12
publicado por Alexandre Burmester, às 16:09link do post | comentar

 

 

Na próxima 3ª feira os eleitores do estado do Wisconsin são chamados a eleger o seu Governador. O actual ocupante do cargo, o republicano Scott Walker, foi apenas eleito em Novembro de 2010, mas devido a um processo de "recall" - sistema pelo qual um governador pode ter de defender o lugar antes do fim do seu mandato - vê-se agora confrontado com nova eleição.

 

Nesta "recall election" Walker defronta o Mayor de Milwaukee, o democrata Tom Barrett. O resultado parece já não oferecer grandes dúvidas - as sondagens dão uma vantagem de 6 pontos a Walker - mas a amplitude da provável vitória do Governador poderá ser sintomática do que vier a acontecer em Novembro, não apenas no Wisconsin, mas também a nível nacional.

 

O Wisconsin vota normalmente democrata, mas em 2010, além da eleição de Walker, assistiu-se à derrota do Senador democrata Russ Feingold, um peso-pesado da câmara alta do Congresso.

 

O resultado desta eleição poderá dar uma imagem do sentir do eleitorado não apenas no Wisconsin, mas também noutros estados do Midwest, como Iowa e Minnesota.  Há analistas que dizem que uma vitória de Walker com entre 1 e 5 pontos percentuais de vantagem significará uma corrida presidencial renhida, e uma vitória por 6 pontos ou mais colocaria Mitt Romney como favorito. E, inversamente, no caso improvável de uma derrota de Walker, Barack Obama seria o favorito.

 

Outro aspecto importante desta eleição é que o Wisconsin é um estado onde George W. Bush não ganhou em nenhuma das suas eleições, pelo que a sua passagem a um estado "em jogo" alteraria o xadrez destas eleições.

 

 


Não dá para querer ligar uma eleição estadual com a eleição nacional. As mesmas pesquisas que mostram a liderança de Walker, tambem mostram a de Obama.
Para verem como isso é verdade, bata observar que a Carolina do Norte tradicionalmente vota em republicanos para presidente e democratas para governador.
Joao Felipe a 2 de Junho de 2012 às 17:27

Esta é uma eleição muito especial: os democratas inicialmente investiram tudo nesta recall, com os sindicatos e organizações democratas a deslocarem-se para o Estado. Os resultados recentes no estado mostram que Romney tem mesmo aqui uma possibilidade de vitória, apesar de não fazer parte dos seus "must win states".

Importante é também verificar que a abstenção será provavelmente bem menor do que em 2010 e apenas ligeiramente superior as eleições presidenciais de 2008. Este será um barómetro para Novembro, e os democratas, que recentemente têm vindo a desvalorizar esta eleição, sabem bem disso.

Conforme referi, não é a simples vitória de Walker que poderá ser nacionalmente sintomática, mas sim a sua amplitude.

arquivos
2017:

 J F M A M J J A S O N D


2016:

 J F M A M J J A S O N D


2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


pesquisar neste blog