01
Jun 12
publicado por Alexandre Burmester, às 11:00link do post | comentar

O slogan que dá título a este apontamento é atribuído a James Carville, principal estratega da campanha de Bill Clinton em 1992. Procurava focar o eleitorado naquilo que os democratas achavam ser o principal problema com que o país se defrontava, e pelo qual a administração de George H.W. Bush deveria ser responsabilizada: a economia.

 

 

A economia está também no centro das atenções da campanha deste ano, e os números dos últimos meses, sem serem entusiasmantes, davam uma ideia de uma recuperação, embora lenta.

 

Pois bem, os mais recentes números relativos ao desemprego, à criação de emprego e ao crescimento da economia são algo desanimadores e ficam aquém das expectativas. O PIB americano cresceu apenas 1,9% no primeiro trimestre, contra uma estimativa inicial de 2,2%, uma cifra que é incompatível com a diminuição do desemprego real.

 

Sem dúvida que a campanha de Mitt Romney  vai atirar-se aos mais recentes números económicos como sete cães a um osso - faz parte da política. E isto poderá, sem dúvida, recentrar a campanha deste ano na questão fulcral que preocupa os americanos, a economia, em vez dos estéreis debates sobre as empresas de capital de risco, nomeadamente a Bain, de que Mitt Romney foi presidente.

 

 

 

 

 

 

 

 


Em destaque
José Gomes André

Investigador de Filosofia Política, redigiu tese de doutoramento sobre James Madison. Autor de "Sistema Político e Eleitoral Norte-Americano: um Roteiro" (Esfera do Caos, 2008). Escreve também no Delito de Opinião.
ver perfil
ver posts
Nuno Gouveia

Autor de uma tese de mestrado sobre as eleições presidenciais americanas de 2008. Escreve também no 31 da Armada e Cachimbo de Magritte.
ver perfil
ver posts
Alexandre Burmester

Define-se como um "ávido seguidor amador" da política americana, que acompanha há mais de 40 anos. As suas habilitações académicas situam-se na área da Língua e Literatura Inglesas e foi quadro de uma multinacional canadiana
ver perfil
ver posts
arquivos
2016:

 J F M A M J J A S O N D


2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


pesquisar neste blog