02
Mai 12
publicado por Alexandre Burmester, às 17:43link do post | comentar

Dois números hoje publicados trazem de novo a difícil recuperação da economia americana para o primeiro plano, numa altura em que o Presidente Obama parecia ter o vento pela popa em matéria de recuperação económica.

 

Com efeito, no mês de Abril, a economia americana adicionou apenas 119.000 empregos contra uma previsão de 170.000. Isto faz, obviamente, temer que os números oficiais do desemprego, a serem publicados esta 6ª feira, sejam piores que o previsto.

 

O outro dado negativo hoje conhecido tem a ver com as encomendas em fábricas dos Estados Unidos, as quais, em Março, caíram 1,5 %, a maior descida dos últimos três anos.

 

Sem a convicção por parte do eleitorado de que a economia está de facto no bom caminho - mesmo que o desemprego permaneça alto mas com sinais de melhoria - Obama terá um caminho muito mais íngreme para a reeleição.

 

Mitt Romney, o seu mais que certo adversário, pode não ser uma personalidade magnética e/ou empolgante, mas isso também Jimmy Carter o não era em 1976, e mesmo assim derrotou o Presidente Gerald Ford, num ambiente eleitoral dominado pela "ressaca" do Caso Watergate e por uma situação económica séria, com alto desemprego e alta inflação.


Em destaque
José Gomes André

Investigador de Filosofia Política, redigiu tese de doutoramento sobre James Madison. Autor de "Sistema Político e Eleitoral Norte-Americano: um Roteiro" (Esfera do Caos, 2008). Escreve também no Delito de Opinião.
ver perfil
ver posts
Nuno Gouveia

Autor de uma tese de mestrado sobre as eleições presidenciais americanas de 2008. Escreve também no 31 da Armada e Cachimbo de Magritte.
ver perfil
ver posts
Alexandre Burmester

Define-se como um "ávido seguidor amador" da política americana, que acompanha há mais de 40 anos. As suas habilitações académicas situam-se na área da Língua e Literatura Inglesas e foi quadro de uma multinacional canadiana
ver perfil
ver posts
arquivos
2016:

 J F M A M J J A S O N D


2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


pesquisar neste blog