26
Abr 12
publicado por Nuno Gouveia, às 22:19link do post | comentar

Larry Sabato, um dos analistas políticos americanos com mais credibilidade, defende que as eleições vão decidir-se em sete estados: Nevada, Colorado, Florida, Virginia, Iowa, Ohio e New Hampshire. Obviamente ainda é cedo para prever se esta análise é correcta, pois parece-me que todos os estados a cores mais claras ainda podem transformar-se em battleground states. Nesta análise, Obama parte com com 247 votos eleitorais e Romney com 204 votos eleitorais (melhor do que McCain teve em 2008). Se esta previsão se mantiver até Novembro, a Obama bastará vencer a Florida para assegurar a reeleição. Mas como têm avisado muitos analistas é ainda demasiado cedo para fazer estas previsões, pois a campanha a sério ainda não começou e a maior parte dos americanos desligados da política ainda não pensou seriamente nestas eleições. Mais do que as sondagens, interessa ir observando o rumo dos indicadores económicos. 


Basicamente, a Obama basta manter os estados que agora ainda aparecem como azuis e ganhar a florida e NH.
Por mais voltas que dê, Obama aparece sempre como mais trajectos possíveis para a vitória. E não acredito num cenárioigual a 1980, com a queda de Carter...
Miguel Direito a 28 de Abril de 2012 às 12:12

Haverá várias combinações possíveis.
Para Obama a mais fácil até é vencer apenas a Florida.

Romney precisará de vencer, por ex, a Florida, Ohio, Virginia e New Hampshire.

Mas concordo que não haverá repetição de 1980, quando Reagan venceu num landslide. Esta eleição será muito renhida e parece-me que ninguém ultrapassará os 300 votos no colégio eleitoral.
Nuno Gouveia a 28 de Abril de 2012 às 17:09

Sinceramente que não compreendo que interesse tem este assunto para a actualidade portuguesa....mas tudo bem... vê-se pelo nº de comentários...Quem selecciona os blogs para serem comentados tem um critério um bocado esquisito, na verdade.
Contudo, com isto, não critico o autor do blog, obviamente!!!!!
Fernando a 28 de Abril de 2012 às 22:48

Em destaque
José Gomes André

Investigador de Filosofia Política, redigiu tese de doutoramento sobre James Madison. Autor de "Sistema Político e Eleitoral Norte-Americano: um Roteiro" (Esfera do Caos, 2008). Escreve também no Delito de Opinião.
ver perfil
ver posts
Nuno Gouveia

Autor de uma tese de mestrado sobre as eleições presidenciais americanas de 2008. Escreve também no 31 da Armada e Cachimbo de Magritte.
ver perfil
ver posts
Alexandre Burmester

Define-se como um "ávido seguidor amador" da política americana, que acompanha há mais de 40 anos. As suas habilitações académicas situam-se na área da Língua e Literatura Inglesas e foi quadro de uma multinacional canadiana
ver perfil
ver posts
arquivos
2016:

 J F M A M J J A S O N D


2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


pesquisar neste blog