18
Abr 12
publicado por Nuno Gouveia, às 19:38link do post | comentar

Já se percebeu que o eleitorado hispânico vai ser decisivo em Novembro, principalmente nos swing-states de Florida, Nevada, Novo México e Colorado. Obama obteve 67% desse eleitorado em 2008. John McCain ficou-se pelos 31% (Bush em 2004 tinha obtido 41%). Nas sondagens recentes, Obama permanece com valores semelhantes, o que é positivo para a sua campanha. Este anúncio em castelhano já está a ser transmitido em diversos estados, inidiciando que o voto hispânico será uma das batalhas desta campanha.

 

Mitt Romney parte muito atrás nesta batalha e essa será uma das preocupações dos seus estrategas: como recuperar neste segmento do eleitorado. Estima-se que os Estados Unidos tenham 50 milhões de cidadãos de origens latinas, sendo que o maior grupo é o de originários do México (cerca de 31 milhões ), seguido de Porto Rico (4 milhões) e Cuba (1,8 milhões). Talvez por isso Romney esteja seriamente a pensar em escolher um parceiro hispânico: o favorito Marco Rubio, a governadora do Novo México, Suzana Martines, ou um wild card, o governador porto riquenho Luis Fortuño. 


Em destaque
José Gomes André

Investigador de Filosofia Política, redigiu tese de doutoramento sobre James Madison. Autor de "Sistema Político e Eleitoral Norte-Americano: um Roteiro" (Esfera do Caos, 2008). Escreve também no Delito de Opinião.
ver perfil
ver posts
Nuno Gouveia

Autor de uma tese de mestrado sobre as eleições presidenciais americanas de 2008. Escreve também no 31 da Armada e Cachimbo de Magritte.
ver perfil
ver posts
Alexandre Burmester

Define-se como um "ávido seguidor amador" da política americana, que acompanha há mais de 40 anos. As suas habilitações académicas situam-se na área da Língua e Literatura Inglesas e foi quadro de uma multinacional canadiana
ver perfil
ver posts
arquivos
2016:

 J F M A M J J A S O N D


2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


pesquisar neste blog