18
Abr 12
publicado por Alexandre Burmester, às 13:58link do post | comentar

Como o Nuno Gouveia referiu no artigo anterior, temos agora duas "tracking polls" por dia, da Gallup e da Rasmussen. A diferença entre as duas é que a Gallup usa eleitores recenseados nas suas amostras, enquanto a Rasmussen utiliza votantes prováveis, uma forma mais dispendiosa (são necessários mais contactos telefónicos) mas mais rigorosa de auscultar a opinião pública.

 

Uma coisa se tem notado na "tracking poll" da Rasmussen desde a desistência de Rick Santorum: até aí Barack Obama e Mitt Romney apresentavam resultados renhidos mas, regra geral, o Presidente liderava as sondagens, se bem que sempre aquém dos 50% de intenções de voto. Desde aí, embora os resultados se tenham mantido essencialmente renhidos, Romney tem liderado, tendo até chegado a 5 pontos de vantagem há poucos dias.

 

Estamos ainda a seis meses e meio das eleições, e nunca é de mais esquecer que uma sondagem representa a opinião do eleitorado no momento em que foi efectuada, e não  projecta o modo como esse eleitorado se vai comportar a prazo. Mas seja como for, os números não são simpáticos para o Presidente, atendendo até ao facto de os indecisos normalmente se dividirem 80%/20% a favor do candidato que se opõe ao presidente.


Em destaque
José Gomes André

Investigador de Filosofia Política, redigiu tese de doutoramento sobre James Madison. Autor de "Sistema Político e Eleitoral Norte-Americano: um Roteiro" (Esfera do Caos, 2008). Escreve também no Delito de Opinião.
ver perfil
ver posts
Nuno Gouveia

Autor de uma tese de mestrado sobre as eleições presidenciais americanas de 2008. Escreve também no 31 da Armada e Cachimbo de Magritte.
ver perfil
ver posts
Alexandre Burmester

Define-se como um "ávido seguidor amador" da política americana, que acompanha há mais de 40 anos. As suas habilitações académicas situam-se na área da Língua e Literatura Inglesas e foi quadro de uma multinacional canadiana
ver perfil
ver posts
arquivos
2016:

 J F M A M J J A S O N D


2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


pesquisar neste blog