05
Abr 12
publicado por José Gomes André, às 16:42link do post | comentar

1. Os mais recentes resultados trouxeram um novo capítulo do que tem sido uma corrida afinal "previsível": uma gradual e "inevitável" confirmação de Mitt Romney como o candidato Republicano. Com triunfos no Illinois, Maryland, Wisconsin e D.C. - pese embora a derrota na Louisiana - Romney caminha a passos largos para o reconhecimento geral da sua vitória nas Primárias. É certo que continua a revelar fragilidades em segmentos eleitorais importantes (baixos rendimentos, mais conservadores, "tea partiers"), mas ora por incapacidade dos adversários, ora por qualidades próprias (economia, apoio nos independentes, "electability", experiência, organização e fundos), Romney só não sairá vencedor se surgir um mega-escândalo político ou em caso de morte súbita.

 

2. As regras deste ano (distribuição proporcional, agendamento tardio de Estados relevantes) impedirão provavelmente uma coroação célere, mas é mesmo uma questão de tempo até se constatar o óbvio (matematicamente, talvez só em Junho, com a Califórnia e 4 outros Estados; "politicamente", porventura já no próximo dia 23 de Abril, se Romney ganhar na Pensilvânia e Nova Iorque). Em todo o caso, Obama já se dirige a Romney como o "presumível nomeado", Santorum foi votado ao esquecimento pelos "media", Gingrich arrasta-se penosamente e Ron Paul também desapareceu do radar, depois do falhanço da sua "caça-ao-delegado". Sinais mais do que evidentes de que está tudo decidido.


Em destaque
José Gomes André

Investigador de Filosofia Política, redigiu tese de doutoramento sobre James Madison. Autor de "Sistema Político e Eleitoral Norte-Americano: um Roteiro" (Esfera do Caos, 2008). Escreve também no Delito de Opinião.
ver perfil
ver posts
Nuno Gouveia

Autor de uma tese de mestrado sobre as eleições presidenciais americanas de 2008. Escreve também no 31 da Armada e Cachimbo de Magritte.
ver perfil
ver posts
Alexandre Burmester

Define-se como um "ávido seguidor amador" da política americana, que acompanha há mais de 40 anos. As suas habilitações académicas situam-se na área da Língua e Literatura Inglesas e foi quadro de uma multinacional canadiana
ver perfil
ver posts
arquivos
2016:

 J F M A M J J A S O N D


2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


pesquisar neste blog