16
Mar 12
publicado por Nuno Gouveia, às 18:28link do post | comentar

 

Barack Obama cometeu uma gaffe de proporções históricas. Já é normal que o Presidente tenha palavras duras em relação a alguns dos seus antecessores republicanos. Richard Nixon e George W. Bush são os mais visados (na verdade também já teceu palavras elogiosas sobre Ronald Reagan, isto para não falar de Abraham Lincoln). Num discurso sobre energia, Obama disse ontem que Rutherford B. Hayes (presidente republicano entre 1877-1881) era um Luddite* e que quando confrontado com a invenção do telefone tinha dito que ninguém iria querer utilizá-lo. E que era por isso que ele não estava no Mount Rushmore. Ora, o Rutherford B. Hayes Presidential Center respondeu a este "ataque" e repôs a verdade: o Presidente Hayes nunca disse tal coisa, e até há discursos onde ele afirma que é telefone era uma "maravilha". Mais, segundo os historiadores, Hayes não só foi o primeiro a instalar um telefone na Casa Branca, como foi o primeiro a usar uma máquina de escrever e chegou a pedir a Thomas Edison para fazer uma demonstração do Fonógrafo na Casa Branca. 

 

* Luddite: movimento social do século XIX que recusava a evolução tecnológica promovida pela revolução industrial


Em destaque
José Gomes André

Investigador de Filosofia Política, redigiu tese de doutoramento sobre James Madison. Autor de "Sistema Político e Eleitoral Norte-Americano: um Roteiro" (Esfera do Caos, 2008). Escreve também no Delito de Opinião.
ver perfil
ver posts
Nuno Gouveia

Autor de uma tese de mestrado sobre as eleições presidenciais americanas de 2008. Escreve também no 31 da Armada e Cachimbo de Magritte.
ver perfil
ver posts
Alexandre Burmester

Define-se como um "ávido seguidor amador" da política americana, que acompanha há mais de 40 anos. As suas habilitações académicas situam-se na área da Língua e Literatura Inglesas e foi quadro de uma multinacional canadiana
ver perfil
ver posts
arquivos
2017:

 J F M A M J J A S O N D


2016:

 J F M A M J J A S O N D


2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


pesquisar neste blog