07
Mar 12
publicado por Nuno Gouveia, às 19:11link do post | comentar

Mitt Romney ganhou 220 delegados, mais de metade em disputa. Após a super terça-feira, tem 425 delegados, seguido de Rick Santorum com 176, Newt Gingrich com 105 e Ron Paul com 47. Ou seja, Romney já tem neste momento cerca de 40% dos delegados que necessita para obter a nomeação (1144 é o número mágico).

 

Os números são não mentem e pode-se dizer que é quase impossível para Santorum ou Gingrich conquistarem a nomeação. A explicação é simples: Santorum precisaria de ganhar 65% dos delegados em disputa até ao final para chegar aos 1144. Até ao momento venceu apenas 22.8%. Para Gingrich o cenário é ainda pior. Até ao momento obteve apenas 13% dos delegados, e precisaria de conquistar 70% dos delegados em falta. Ou seja, Mitt Romney tem a nomeação na mão. A única hipótese de acontecer outro cenário, e que me parece cada vez mais improvável, é precisamente uma brokered convention. Se Mitt Romney chegasse ao fim das primárias em Junho sem os 1144 delegados, a convenção seria um total caos. Haveria uma primeira votação, onde os delegados seriam obrigados a votar conforme os resultados das primárias, mas a partir daí tudo seria possível. Um candidato novo, Romney obter o apoio dos delegados de um dos candidatos ou até uma improvável união entre Gingrich, Santorum e Paul. Um cenário de sonho para os jornalistas americanos, mas de pesadelo para os republicanos. Muito improvável. 

 

O cenário mais previsível: a campanha vai-se arrastar mais algum tempo e vejo duas janelas de oportunidade para Romney fechar a nomeação. A primeira, dia 24 de Abril, quando se realizam primárias em Nova Iorque, Pensilvânia, Rhode Island, Connecticut e Delaware, onde serão atribuidos 231 delegados. Se Gingrich e Santorum persistirem na corrida, Romney deverá fechar a nomeação apenas a 5 de Junho, com primárias na Califórnia, New Jersey, Dakota do Sul, Novo México e Montana, com 172 delegados em jogo. 


Está pensando em ir para Orlando pagando menos? Aproveite os melhores descontos para viajar gastando muito menos!

Em destaque
José Gomes André

Investigador de Filosofia Política, redigiu tese de doutoramento sobre James Madison. Autor de "Sistema Político e Eleitoral Norte-Americano: um Roteiro" (Esfera do Caos, 2008). Escreve também no Delito de Opinião.
ver perfil
ver posts
Nuno Gouveia

Autor de uma tese de mestrado sobre as eleições presidenciais americanas de 2008. Escreve também no 31 da Armada e Cachimbo de Magritte.
ver perfil
ver posts
Alexandre Burmester

Define-se como um "ávido seguidor amador" da política americana, que acompanha há mais de 40 anos. As suas habilitações académicas situam-se na área da Língua e Literatura Inglesas e foi quadro de uma multinacional canadiana
ver perfil
ver posts
arquivos
2016:

 J F M A M J J A S O N D


2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


pesquisar neste blog