01
Mar 12
publicado por Nuno Gouveia, às 19:03link do post | comentar

 

Na próxima terça-feira realizam-se 10 primárias que, talvez pela primeira vez deste 1984 quando foi "instituída" a super terça-feira, não irão decidir a nomeação republicana. Mitt Romney parte como favorito para arrecadar mais delegados, mas devido ao sistema proporcional das eleições, isso não lhe vai assegurar a nomeação. Além disso, este ano apenas 10 estados vão a votos nesta super terça, menos do que os 23 em 2008. Apesar da vantagem evidente que Romney ostenta, prevê-se que enfrente obstáculos muito complicados. 

 

Virgínia (49 delegados), Massachusetts (41) e Vermont (17) - Três estados onde Romney deverá vencer com facilidade. Na Virgínia, a vitória não vai fugir de Romney, onde apenas tem a oposição de Ron Paul, pois Newt Gingrich e Rick Santorum não conseguiram inscrever-se a tempo. No Massuchusetts Romney joga em casa e deverá obter um resultado acima dos 60%. Já no Vermont, um dos estados mais "liberais" da União, Romney também deverá arrecadar a maioria dos delegados. 

 

Alaska (27), Dakota do Norte (28), Idaho (32) - Aqui há uma grande incerteza em relação ao resultado final. Não há sondagens conhecidas nestes estados, e o facto de serem caucuses pode baralhar as contas finais. Romney venceu em 2008 no Idaho e Alaska, mas atenção a Ron Paul, que tem vindo a desenvolver uma campanha agressiva nestes estados. Salvo alguma surpresa, são os dois favoritos a vencer nos três estados. 

 

Geórgia (76) - O grande prémio desta super terça-feira é o estado natal de Newt Gingrich. Tem liderado todas as sondagens e é o favorito a vencer aqui. Ainda hoje disse que não poderia continuar se não conseguir vencer na Geórgia. A minha aposta vai para ele. A luta mais interessante neste estado deverá ser entre Santorum e Romney para o segundo lugar. 

 

Oklahoma (43) e Tennessee (58) - Rick Santorum tem liderado as sondagens nestes dois estados, mas não considero totalmente liquido que Santorum consiga ganhar ambos. As vitórias de Romney desta semana deram-lhe um balão de oxigénio e acredito que irá competir nestes estados. 

 

Ohio (66) - Esta é a luta mais interessante desta super terça-feira. Rick Santorum tem liderado as sondagens, mas aguardo com expectativa novos estudos de opinião pós Michigan. Mitt Romney tem investido imenso neste estado (tal como no Oklahoma e Tennessee) e é bem possível que vença no Ohio, o que pode representar um sério revés para Santorum. 

 

Acreditando que Romney irá vencer pelo menos cinco estados, a narrativa desta super terça feira, mais do que os delegados conquistados, irá ser construída muito a partir do resultado do Ohio. Uma vitória de Romney dar-lhe-á uma dinâmica de vitória para as restantes eleições do mês de Março e aumentará ainda mais o cenário de inevitabilidade da sua candidatura. Mas, como se pode observar pelo breve resumo que fiz, nada ficará decidido neste dia. Poderá é ser o inicio do fim destas primárias. 


Em destaque
José Gomes André

Investigador de Filosofia Política, redigiu tese de doutoramento sobre James Madison. Autor de "Sistema Político e Eleitoral Norte-Americano: um Roteiro" (Esfera do Caos, 2008). Escreve também no Delito de Opinião.
ver perfil
ver posts
Nuno Gouveia

Autor de uma tese de mestrado sobre as eleições presidenciais americanas de 2008. Escreve também no 31 da Armada e Cachimbo de Magritte.
ver perfil
ver posts
Alexandre Burmester

Define-se como um "ávido seguidor amador" da política americana, que acompanha há mais de 40 anos. As suas habilitações académicas situam-se na área da Língua e Literatura Inglesas e foi quadro de uma multinacional canadiana
ver perfil
ver posts
arquivos
2016:

 J F M A M J J A S O N D


2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


pesquisar neste blog