28
Fev 12
publicado por Alexandre Burmester, às 20:33link do post | comentar

Enquanto Michigan e Arizona votam hoje em primárias cruciais (especialmente a primeira), as sondagens nacionais colocando frente-a-frente o Presidente Obama e ambos os principais candidatos republicanos, Mitt Romney e Rick Santorum, estão a ter alterações quase comparáveis às da tumultuosa campanha primária republicana.

 

De facto, depois, de nas últimas semanas, os números terem sido particularmente favoráveis ao Presidente contra ambos os seus principais potenciais adversários, tanto a Gallup como a Rasmussen nos dão agora números pouco entusiasmantes para a Casa Branca:

 

Gallup: Obama 47%; Romney47%

Rasmussen: Romney 45%; Obama 43%

Gallup: Santorum 49%; Obama 46%

Rasmussen: Obama 45%; Santorum 43%

 

 

Talvez o "caso da gasolina", a subida dos preços do referido combustível, esteja a causar danos a Obama, até porque a política energética é um dos seus calcanhares de Aquiles, recentemente agravado com a não aprovação por parte do Presidente da construção do oleoduto Keystone, do Canadá às refinarias do Golfo do México

 

Como consolação para a Casa Branca, o site Politico dá a Obama vantagens de 10 e 11 pontos sobre Romney e Santorum, respectivamente. Mas a diferença destes números para os da Gallup e da Rasmussen podem indicar tratar-se de "outliers".

 

Mas estes números também têm reflexos no campo republicano. É que, a serem correctos, tendem a abalar a teoria da maior elegibilidade de Romney face a Santorum. 


Em destaque
José Gomes André

Investigador de Filosofia Política, redigiu tese de doutoramento sobre James Madison. Autor de "Sistema Político e Eleitoral Norte-Americano: um Roteiro" (Esfera do Caos, 2008). Escreve também no Delito de Opinião.
ver perfil
ver posts
Nuno Gouveia

Autor de uma tese de mestrado sobre as eleições presidenciais americanas de 2008. Escreve também no 31 da Armada e Cachimbo de Magritte.
ver perfil
ver posts
Alexandre Burmester

Define-se como um "ávido seguidor amador" da política americana, que acompanha há mais de 40 anos. As suas habilitações académicas situam-se na área da Língua e Literatura Inglesas e foi quadro de uma multinacional canadiana
ver perfil
ver posts
arquivos
2016:

 J F M A M J J A S O N D


2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


pesquisar neste blog