23
Fev 12
publicado por José Gomes André, às 08:30link do post | comentar
Dois comentários que muito prezo - de dois grandes intelectuais portugueses:

 

"Este livro de José Gomes André constitui o mais importante estudo já publicado em língua portuguesa sobre o pensamento político de James Madison. É não só um magnífico exemplo de rigor e erudição, mas também uma verdadeira fonte de inspiração para os tempos conturbados que agora vivemos." (Viriato Soromenho-Marques).

 

"José Gomes André define muito bem a perspectiva de Madison como a de uma «via intermédia». Apresenta-a como uma espécie de «elitismo democrático e pluralista», fundado num «optimismo céptico» acerca da natureza humana [...]. No ideal republicano de Madison - tão bem caracterizado por Gomes André - a soberania é basicamente partilhada entre várias instituições e modos de eleição, sendo limitada pelo primado da lei e da Constituição. É certo que, em última análise, os poderes públicos são escolhidos pelo povo e prestam contas ao povo. Contudo, como recordou Madison, sendo essa «dependência do povo o controlo primário sobre o governo, a experiência mostrou à humanidade a necessidade de precauções auxiliares», isto é, de «remédios republicanos para as doenças mais frequentes no governo republicano»" (João Carlos Espada).


Agora só falta o livro sobre o maior presidente americano do século XX: FD Roosevelt, levou os EUA à vitória na WWII, tirou o país da Grande Depressão, criou o New Deal e com isso criou a classe média e o maior período de prosperidade da era moderna.
HCarvalho a 27 de Fevereiro de 2012 às 00:27

Ora aí está uma boa ideia :)

Em destaque
José Gomes André

Investigador de Filosofia Política, redigiu tese de doutoramento sobre James Madison. Autor de "Sistema Político e Eleitoral Norte-Americano: um Roteiro" (Esfera do Caos, 2008). Escreve também no Delito de Opinião.
ver perfil
ver posts
Nuno Gouveia

Autor de uma tese de mestrado sobre as eleições presidenciais americanas de 2008. Escreve também no 31 da Armada e Cachimbo de Magritte.
ver perfil
ver posts
Alexandre Burmester

Define-se como um "ávido seguidor amador" da política americana, que acompanha há mais de 40 anos. As suas habilitações académicas situam-se na área da Língua e Literatura Inglesas e foi quadro de uma multinacional canadiana
ver perfil
ver posts
arquivos
2016:

 J F M A M J J A S O N D


2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


pesquisar neste blog