30
Jan 12
publicado por Nuno Gouveia, às 23:30link do post | comentar

 

Uma sondagem da Gallup/USA Today coloca Mitt Romney com uma ligeira vantagem sobre Barack Obama (48%-47%) nos swing-states para 2012. Em relação aos restantes candidatos republicanos, em consonância com outras sondagens, Barack Obama está com larga vantagem, sobretudo em relação a Newt Gingrich, que está a 14% de distância. Serão estes 12 estados (Nevada, Colorado, Novo México, Florida, Ohio, Pensilvânia, Wisconsin, Michigan, Iowa, Virgínia, Carolina do Norte, New Hampshire) que irão decidir o desfecho final das eleições de Novembro. Nas sondagens nacionais, Obama tem liderado com curta vantagem sobre Romney, o que não é propriamente boa noticia para o Presidente, pois o governador do Massachusetts está neste momento numa luta fratricida pela nomeação. 


É interessante como os estados de Virginia e Carolina do Norte passaram recentemente da condição de território republicano para "swing states". Em 2008, Obama quebrou uma série de vitórias consecutivas republicanas, e apesar da situação não lhe parecer tão favorável hj quanto a quatro anos atrás, a vida de seus adversários não será fácil lá. Seria um prenúncio do início do fim da "fortaleza sulista"?

Por outro lado, é interessante como o mapa dos "red" e "blue" states sofreu alterações desde Nixon. No RealClearPolitics há mapas das últimas eleições americanas desde 1968.

Em 1976, por exemplo,
http://www.realclearpolitics.com/epolls/1976/president/1976_elections_electoral_college_map.html

os estados sulistas votaram em bloco em Carter contra Gerald Ford. Naquele tempo a Califórnia era republicana...

Nehemias
Nehemias a 1 de Fevereiro de 2012 às 12:24

Para mudanças de mapas, o melhor mesmo é comparar com este mapa de 1896 (http://uselectionatlas.org/RESULTS/national.php?year=1896&off=0&f=1); é verdade que até é parecido com os mapas actuais, mas apenas porque usa um esquema de cores ao contrário.
Miguel Madeira a 1 de Fevereiro de 2012 às 18:17

Em destaque
José Gomes André

Investigador de Filosofia Política, redigiu tese de doutoramento sobre James Madison. Autor de "Sistema Político e Eleitoral Norte-Americano: um Roteiro" (Esfera do Caos, 2008). Escreve também no Delito de Opinião.
ver perfil
ver posts
Nuno Gouveia

Autor de uma tese de mestrado sobre as eleições presidenciais americanas de 2008. Escreve também no 31 da Armada e Cachimbo de Magritte.
ver perfil
ver posts
Alexandre Burmester

Define-se como um "ávido seguidor amador" da política americana, que acompanha há mais de 40 anos. As suas habilitações académicas situam-se na área da Língua e Literatura Inglesas e foi quadro de uma multinacional canadiana
ver perfil
ver posts
arquivos
2017:

 J F M A M J J A S O N D


2016:

 J F M A M J J A S O N D


2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


pesquisar neste blog