19
Jan 12
publicado por Alexandre Burmester, às 20:00link do post | comentar

As questões financeiras sempre pareceram vir a ser importantes na análise do currículo e personalidade de Mitt Romney, o qual, a ser nomeado, será o homem mais rico de sempre a conseguir a nomeação por qualquer um dos dois partidos.

 

Mas Romney não está a facilitar a vida a si próprio

com a sua recusa, até agora, de revelar a sua declaração de rendimentos antes de Abril, uma altura tradicionalmente usada pelos candidatos para o fazerem.

 

As suas respostas a essa questão têm sido evasivas, e agora surge a informação de que o candidato tem milhões depositados nas ilhas Cayman, o que nada tem de ilegal, além de Romney até aparentemente não retirar nenhum benefício fiscal dessa situação. Mas, não sendo a América um país onde "a política da inveja" costume ter grande fôlego, as especiais circunstâncias económicas em que esta campanha decorre não podem deixar de  afectar a percepção que o eleitorado terá do previsível candidato republicano. Claro que o Presidente Obama também é um milionário (embora não um daqueles que ele normalmente descreve como "bilionários, milionários e seus helicópteros e jactos particulares"), mas nestes casos a transparência é muito importante.

 

Tudo somado, e numa manobra defensiva que poderia ter evitado, parece que Romney irá divulgar os seus impostos muito brevemente. Decerto que em Chicago, na campanha para a reeleição de Obama, se esfrega as mãos.


Em destaque
José Gomes André

Investigador de Filosofia Política, redigiu tese de doutoramento sobre James Madison. Autor de "Sistema Político e Eleitoral Norte-Americano: um Roteiro" (Esfera do Caos, 2008). Escreve também no Delito de Opinião.
ver perfil
ver posts
Nuno Gouveia

Autor de uma tese de mestrado sobre as eleições presidenciais americanas de 2008. Escreve também no 31 da Armada e Cachimbo de Magritte.
ver perfil
ver posts
Alexandre Burmester

Define-se como um "ávido seguidor amador" da política americana, que acompanha há mais de 40 anos. As suas habilitações académicas situam-se na área da Língua e Literatura Inglesas e foi quadro de uma multinacional canadiana
ver perfil
ver posts
arquivos
2016:

 J F M A M J J A S O N D


2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


pesquisar neste blog