12
Jan 12
publicado por Nuno Gouveia, às 13:59link do post | comentar

Newt Gingrich, que durante a campanha do Iowa criticou furiosamente os ataques negativos que sofreu de Mitt Romney e Ron Paul, prepara-se para lançar a ofensiva final na Carolina do Sul contra Romney. A sua Super Pac, que recebeu recententemente 5 milhões, irá direccionar esse dinheiro para a Carolina do Sul contra o líder da corrida. Gingrich, que assumiu esta semana que se Romney vencer na Carolina do Sul ele será o nomeado, disse hoje que se preparem, pois na Carolina do Sul vem aí um "'Armageddon' of attacks". A questão que ainda ontem coloquei no programa em que estive na Rádio Renascença é que, ao contrário do que aconteceu com Newt Gingrich no Iowa, Romney tem dinheiro para se defender. Além disso, a principal linha de ataque de Gingrich, o passado de empresário de Romney, não é propriamente popular na base eleitoral republicana. O apresentador conservador de rádio Rush Limbaugh, que ainda há pouco tempo elogiava Gingrich e criticava Romney, esta semana devastou esta linha de ataque do antigo Speaker. O senador Jim DeMint, que declarou que não iria apoiar ninguém, hoje também criticou duramente Gingrich e elogiou o discurso de ontem à noite de Romney. E isso tem sucedido um pouco por todo espectro conservador, que considera essa crítica uma atitude democrata e anti-capitalista. Além disso, Romney terá um leque de defensores na Carolina do Sul que o irá auxiliar nesse combate. A governadora Nikki Haley e a máquina do GOP no estado irão ser peças fundamentais no seu exército. 

 

Como tenho vindo a dizer, acredito que Romney tem todas as condições para vencer na Carolina do Sul, e esta vitória poderá carimbar definitivamente a sua nomeação, que deverá ser confirmada apenas na Super Terça-feira em Março. Paul, Santorum e Perry irão dividir o potencial eleitorado de Gingrich, o que só ajudará Romney. Mas serão dez dias muito intensos, até dia 21 de Janeiro. E pelo meio, teremos dois debates. 


Em destaque
José Gomes André

Investigador de Filosofia Política, redigiu tese de doutoramento sobre James Madison. Autor de "Sistema Político e Eleitoral Norte-Americano: um Roteiro" (Esfera do Caos, 2008). Escreve também no Delito de Opinião.
ver perfil
ver posts
Nuno Gouveia

Autor de uma tese de mestrado sobre as eleições presidenciais americanas de 2008. Escreve também no 31 da Armada e Cachimbo de Magritte.
ver perfil
ver posts
Alexandre Burmester

Define-se como um "ávido seguidor amador" da política americana, que acompanha há mais de 40 anos. As suas habilitações académicas situam-se na área da Língua e Literatura Inglesas e foi quadro de uma multinacional canadiana
ver perfil
ver posts
arquivos
2016:

 J F M A M J J A S O N D


2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


pesquisar neste blog