06
Jan 12
publicado por Alexandre Burmester, às 16:21link do post | comentar

E, como era de prever, o seu excelente resultado no Iowa está a catapultar o antigo Senador pela Pensilvânia Rick Santorum para os lugares cimeiros nas sondagens em estados mais conservadores, e mesmo a nível nacional.

 

Com efeito, depois da há dois meses, e em sondagem da mesma organização, ter recolhido apenas 1% das intenções de voto na Carolina do Sul, Santorum surge hoje com 24%. Mitt Romney sobe também, 4 pontos percentuais.

 

Ainda faltam mais de duas semanas para esta primária, pelo que até não será de excluir que Santorum venha a ultrapassar Romney, pois se, com poucas visitas recentes ao Estado, consegue este resultado, uma presença mais assídua poderá ter um "tónico" especial. O potencial efeito do resultado de Romney no New Hampshire terá também de ser considerado. E, a propósito de New Hampshire, no "Granite State" Santorum está em terceiro com 13%, mas muito longe de Romney (42%) e a alguma distância do segundo classificado, Ron Paul, que totaliza 18% das intenções de voto.

 

Também a nível nacional Santorum surge agora, ainda segundo a Rasmussen, em segundo lugar nas preferências dos eleitores republicanos: Romney 29%, Santorum 21%, Gingrich 16%.

 

Santorum estará também a capitalizar com as perdas de New Gingrich e dos outros candidatos mais conservadores, claro.


Em destaque
José Gomes André

Investigador de Filosofia Política, redigiu tese de doutoramento sobre James Madison. Autor de "Sistema Político e Eleitoral Norte-Americano: um Roteiro" (Esfera do Caos, 2008). Escreve também no Delito de Opinião.
ver perfil
ver posts
Nuno Gouveia

Autor de uma tese de mestrado sobre as eleições presidenciais americanas de 2008. Escreve também no 31 da Armada e Cachimbo de Magritte.
ver perfil
ver posts
Alexandre Burmester

Define-se como um "ávido seguidor amador" da política americana, que acompanha há mais de 40 anos. As suas habilitações académicas situam-se na área da Língua e Literatura Inglesas e foi quadro de uma multinacional canadiana
ver perfil
ver posts
arquivos
2016:

 J F M A M J J A S O N D


2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


pesquisar neste blog