04
Jan 12
publicado por Alexandre Burmester, às 15:12link do post | comentar

 

Para sublinhar as dificuldades nas eleições primárias de um candidato republicano nos tempos que correm, face à maior exigência política, ideológica e social das bases do partido, a revista britânica The Economist, no seu último número, dedica a sua capa ao título "The right Republican". Entre as características indispensáveis para um candidato obter a aprovação das bases, aquela revista elenca "o optimismo de Reagan", "os dotes oratórios de Abraham Lincoln" e "o cérebro de Richard Nixon", assim procurando dar uma ideia da ciclópica tarefa que os candidatos enfrentam.

 

Eu diria que é fácil, de hoje em dia, caricaturar as posições das bases republicanas. Mas diga-se que o mesmo se aplica às bases democráticas, só que estas estão a coberto do mesmo escrutínio. Por exemplo: na famosa questão da imigração no Arizona, onde a polícia está autorizada a pedir os documentos a alguém que suspeite de ser um imigrante ilegal, posição contra a qual os democratas se têm batido quase que ferozmente, alguém em Portugal acha extraordinário, ou violador dos direitos humanos, a polícia ter essa prerrogativa? Pois em determinados sectores políticos e sociais nos E.U.A., quem defende tal posição corre o risco de ser apodado de extremista. Tudo é muito relativo, como vemos.

 


Em destaque
José Gomes André

Investigador de Filosofia Política, redigiu tese de doutoramento sobre James Madison. Autor de "Sistema Político e Eleitoral Norte-Americano: um Roteiro" (Esfera do Caos, 2008). Escreve também no Delito de Opinião.
ver perfil
ver posts
Nuno Gouveia

Autor de uma tese de mestrado sobre as eleições presidenciais americanas de 2008. Escreve também no 31 da Armada e Cachimbo de Magritte.
ver perfil
ver posts
Alexandre Burmester

Define-se como um "ávido seguidor amador" da política americana, que acompanha há mais de 40 anos. As suas habilitações académicas situam-se na área da Língua e Literatura Inglesas e foi quadro de uma multinacional canadiana
ver perfil
ver posts
arquivos
2016:

 J F M A M J J A S O N D


2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


pesquisar neste blog