01
Jan 12
publicado por Nuno Gouveia, às 16:35link do post | comentar

 Como é tradicional, o influente Des Moines Registar publicou ontem a sua última sondagem antes dos caucuses do Iowa. E se ao primeiro olhar pensamos que Mitt Romney e Ron Paul são os favoritos, analisando a sondagem em pormenor, chegamos a outra conclusão. Rick Santorum tem uma efectiva hipótese de vitória, pois a sondagem confirma uma tendência. Nos dois últimos dias em que a sondagem foi realizada, Santorum obteve 21% contra 18% de Ron Paul, enquanto Romney manteve-se nos 24%. Isto mostra-nos que o antigo senador da Pensilvânia está a conseguir reunir o apoio dos evangélicos, apresentando-se como a alternativa conservadora a Romney no Iowa. Tal como Mike Huckabee em 2008, Santorum pode ultrapassar em cima da linha da meta os seus adversários e vencer os caucuses. Romney, apesar destes 24% que lhe dão a liderança, não tem nada assegurado. Mas sendo o seu objectivo ficar nos dois primeiros lugares, acredito que terá uma boa noite na terça-feira. Ron Paul, que tem a melhor máquina no terreno, está em queda nestes últimos dias. Depois de ter liderado as sondagens no Iowa, Ron Paul começou a ser alvo de ataques, o que lhe terá feito descer a popularidade. Mas duvido que fique abaixo do terceiro lugar, e é neste momento um dos três em condições de vencer.

 

De resto, esta sondagem sobressai ainda mais a queda abrupta de Newt Gingrich (quem é que diz que as campanhas negativas não resultam?) e a grande dificuldade de Rick Perry em ganhar tracção, apesar dos milhões investidos. Michele Bachmann, essa é uma sombra da candidata que venceu a Ames Straw Poll e não vejo como poderá continuar na corrida após terça-feira. Com o "momentum" de Rick Santorum, até é provável que estes três candidatos venham ainda a perder mais apoio. 

 

Para consumo interno, estamos a fazer no lado direito superior uma votação para questionar os nossos leitores sobre o vencedor no Iowa. Participem!


Em destaque
José Gomes André

Investigador de Filosofia Política, redigiu tese de doutoramento sobre James Madison. Autor de "Sistema Político e Eleitoral Norte-Americano: um Roteiro" (Esfera do Caos, 2008). Escreve também no Delito de Opinião.
ver perfil
ver posts
Nuno Gouveia

Autor de uma tese de mestrado sobre as eleições presidenciais americanas de 2008. Escreve também no 31 da Armada e Cachimbo de Magritte.
ver perfil
ver posts
Alexandre Burmester

Define-se como um "ávido seguidor amador" da política americana, que acompanha há mais de 40 anos. As suas habilitações académicas situam-se na área da Língua e Literatura Inglesas e foi quadro de uma multinacional canadiana
ver perfil
ver posts
arquivos
2016:

 J F M A M J J A S O N D


2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


pesquisar neste blog