29
Dez 11
publicado por Nuno Gouveia, às 01:13link do post | comentar

CNN Poll

Iowa: Romney 25; Paul 22; Santorum 16: Gingrich 14; Perry 11: Bachmann 9: Huntsman 1

New Hampshire: Romney 44; Paul 17; Gingrich 16; Huntsman 9; Santorum 4; Bachmann 3; Perry 2 

 

Olhando para a história recente das primárias, parece-me pouco possível este cenário, mas a verdade é que Mitt Romney tem uma hipótese de resolver bem cedo a nomeação. Se ganhar no Iowa (ou ficar em segundo lugar e o primeiro for Ron Paul) e vencer facilmente no New Hampshire, como é provável, Mitt Romney pode assegurar a nomeação já no dia 21 de Janeiro, nas primárias da Carolina do Sul. Surpreendente, ou talvez não, é a subida de Rick Santorum no Iowa. Com tantos eleitores ainda indecisos, é bem possível que haja uma surpresa na próxima terça-feira. Mas a vida parece correr bem a Romney. 


Se os caucuses do Iowa funcionarem como eu penso que funcionam, seria interessante (mas demasiado especulativo) analisar que alianças se poderiam formar ao longo do dia - p.ex, se analisarmos o campo "candidatos além de Romney e Paul" (no fundo, o campo conservador típico), se calhar bastaria que os apoiantes de algum desses candidatos se passassem para outro para porem esse "outro" com o possível vencedor.
Miguel Madeira a 29 de Dezembro de 2011 às 20:01

Após ler o artigo da wikipedia sobre os caucuses do Iowa, acho que o meu cenário faria mais sentido se os republicanos usassem as regras do democratas, o que não é bem o caso.

Exacto. Lembro-me de tal suceder em 2008 no campo democrata, com Bill Richardson, que mandou os seus apoiantes votarem em Obama depois da primeira votação. Mas nos republicanos tal não sucede, pois só uma votação e esses são os resultados finais.
Nuno Gouveia a 29 de Dezembro de 2011 às 20:09

Em destaque
José Gomes André

Investigador de Filosofia Política, redigiu tese de doutoramento sobre James Madison. Autor de "Sistema Político e Eleitoral Norte-Americano: um Roteiro" (Esfera do Caos, 2008). Escreve também no Delito de Opinião.
ver perfil
ver posts
Nuno Gouveia

Autor de uma tese de mestrado sobre as eleições presidenciais americanas de 2008. Escreve também no 31 da Armada e Cachimbo de Magritte.
ver perfil
ver posts
Alexandre Burmester

Define-se como um "ávido seguidor amador" da política americana, que acompanha há mais de 40 anos. As suas habilitações académicas situam-se na área da Língua e Literatura Inglesas e foi quadro de uma multinacional canadiana
ver perfil
ver posts
arquivos
2016:

 J F M A M J J A S O N D


2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


pesquisar neste blog