28
Dez 11
publicado por Alexandre Burmester, às 11:00link do post | comentar

 

 

Não é inédito haver presidentes dos E.U.A. com dotes musicais. Bill Clinton presenteou o público em determinada ocasião com um fantástico "show" de saxofone. Harry Truman era um pianista competente (e Richard Nixon manda-lhe uma indirecta antes de se dirigir para o piano no "video clip" deste artigo). Mas Richard Nixon, uma das personagens mais fascinantes da política americana do pós-guerra, foi ainda mais longe: não só tocava piano, como até compunha, como podemos ouvir nesta peça, o seu "Concerto nº1".

 

O"video clip" que aqui apresento é de uma edição do famoso "Jack Paar Program", de Março de 1963. Nixon tinha sido derrotado quatro meses antes na eleição para Governador da Califórnia, após a sua derrota nas presidenciais de 1960, e anunciara na altura o fim da sua carreira política, numa conferência de imprensa que fez história. Neste mesmo programa, Jack Paar perguntou-lhe: "Kennedy pode ser derrotado em 1964?". E Nixon, numa referência ao facto de Robert Kennedy, irmão do Presidente, ser também membro da Administração, respondeu com humor: "Qual deles?"


Em destaque
José Gomes André

Investigador de Filosofia Política, redigiu tese de doutoramento sobre James Madison. Autor de "Sistema Político e Eleitoral Norte-Americano: um Roteiro" (Esfera do Caos, 2008). Escreve também no Delito de Opinião.
ver perfil
ver posts
Nuno Gouveia

Autor de uma tese de mestrado sobre as eleições presidenciais americanas de 2008. Escreve também no 31 da Armada e Cachimbo de Magritte.
ver perfil
ver posts
Alexandre Burmester

Define-se como um "ávido seguidor amador" da política americana, que acompanha há mais de 40 anos. As suas habilitações académicas situam-se na área da Língua e Literatura Inglesas e foi quadro de uma multinacional canadiana
ver perfil
ver posts
arquivos
2016:

 J F M A M J J A S O N D


2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


pesquisar neste blog