25
Dez 11
publicado por Nuno Gouveia, às 22:00link do post | comentar

 

Newt Gingrich, Rick Perry, Michele Bachmann, Rick Santorum e Jon Huntsman. Todos estes candidatos não vão constar no boletim de voto nas primárias do estado da Virgínia, que vão decorrer na Super Terça-feira, dia 6 de Março, por falharem as condições requeridas. Esta incapacidade de apresentar 10 mil assinaturas válidas demonstra que estas candidaturas não apresentam uma organização capaz de fazer frente a uma campanha presidencial. E o beneficiado desta situação é Mitt Romney, que irá a votos na Virginia com apenas Ron Paul, e deverá arrecadar grande parte dos 49 delegados. O grande prejudicado acaba por ser Newt Gingrich, que liderava as sondagens no estado. Na última, tinha cerca de 30 por cento contra 25 por cento de Mitt Romney. Os restantes candidatos não chegavam aos 10 por cento. Romney cada vez mais favorito, mesmo que por não vença no Iowa (Ron Paul neste momento parece ser o melhor colocado para vencer os caucuses). 


Nuno Gouveia,

E que tal uma candidatura independente de Ron Paul caso não vença as eleições do partido republicano, terá hipoteses?
João Miguel a 27 de Dezembro de 2011 às 02:23

Caro João Miguel

Tem hipótese de... facilitar a reeleição de Obama, retirando alguns pontos percentuais ao nomeado republicano em alguns swing-states. Fora isso, não vejo outra consequência possível para uma candidatura independente de RP.


A propósito de uma possívl candidatura independente de Ron Paul, convém não esquecer que anda no ar uma hipótese semelhante do outro lado da barricada: o "Mayor" de Nova Iorque, Michael Bloomberg, um ex-republicano de tendências marcadamente liberais (no sentido americano do termo, mais facilmente traduzível por "de esquerda") tem também sido falado com um possível candidato independente. A materializar-se, esta candidatura poderia prejudicar mais Barack Obama (começando pelo próprio Estado de Nova Iorque) do que uma candidatura Paul poderia prejudicar o candidato republicano.

Interrogo-me se uma candidatura Ron Paul também não conseguiria roubar votos aos Democratas (e talvez mais naqueles eleitores que votam sempre Democrata do que naqueles que oscilam entre os Democratas e Republicanos). Isto, claro, se conseguir "esvaziar" o caso "Ron Paul Newsletter"
Miguel Madeira a 28 de Dezembro de 2011 às 22:22

Também acho. Especialmente naqueles democratas anti-guerra que estão descontentes com as políticas de Obama em relação ao Afeganistão e na luta contra o terrorismo. Mas no fim, acredito que seriam os republicanos os grandes prejudicados.
Nuno Gouveia a 28 de Dezembro de 2011 às 22:34

Em destaque
José Gomes André

Investigador de Filosofia Política, redigiu tese de doutoramento sobre James Madison. Autor de "Sistema Político e Eleitoral Norte-Americano: um Roteiro" (Esfera do Caos, 2008). Escreve também no Delito de Opinião.
ver perfil
ver posts
Nuno Gouveia

Autor de uma tese de mestrado sobre as eleições presidenciais americanas de 2008. Escreve também no 31 da Armada e Cachimbo de Magritte.
ver perfil
ver posts
Alexandre Burmester

Define-se como um "ávido seguidor amador" da política americana, que acompanha há mais de 40 anos. As suas habilitações académicas situam-se na área da Língua e Literatura Inglesas e foi quadro de uma multinacional canadiana
ver perfil
ver posts
arquivos
2016:

 J F M A M J J A S O N D


2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


pesquisar neste blog