08
Dez 11
publicado por Nuno Gouveia, às 12:33link do post | comentar

 

Os Estados Unidos têm muitos defeitos. Como qualquer país. E o seu sistema de justiça também não é perfeito. Longe disso. Mas há um aspecto em que a justiça americana é um exemplo para todo o mundo: seja rico ou pobre, poderoso ou não, o longo braço da justiça chega a todos. Leio no Público que o antigo governador do Illinois, um dos maiores estados da União, foi condenado a 14 anos de prisão. Rod Blagojevich, que foi o político mais poderoso deste estado do Midwest durante seis anos, tendo mesmo sido importante na ascensão de Barack Obama na política nacional, foi apanhado numa série de escândalos de corrupção e punido por isso. Ao contrário de Portugal, onde a posição, o estatuto ou amigos são muito importantes, para Blagojevich o cargo que ocupava ou os amigos poderosos que tinha no Partido Democrata não lhe valeram de nada. Primeiro foi afastado do cargo de governador, depois levado a tribunal e por fim condenado. E não se pense que este é um caso único. Na última década, vários políticos influentes, incluindo o antigo Speaker republicano Tom DeLay, foram julgados e condenados por corrupção. Em Portugal ainda se anda a tentar prender um político que já foi condenado a pena de prisão efectiva. 

 

Publicado originalmente no Cachimbo de Magritte

tags:

Em destaque
José Gomes André

Investigador de Filosofia Política, redigiu tese de doutoramento sobre James Madison. Autor de "Sistema Político e Eleitoral Norte-Americano: um Roteiro" (Esfera do Caos, 2008). Escreve também no Delito de Opinião.
ver perfil
ver posts
Nuno Gouveia

Autor de uma tese de mestrado sobre as eleições presidenciais americanas de 2008. Escreve também no 31 da Armada e Cachimbo de Magritte.
ver perfil
ver posts
Alexandre Burmester

Define-se como um "ávido seguidor amador" da política americana, que acompanha há mais de 40 anos. As suas habilitações académicas situam-se na área da Língua e Literatura Inglesas e foi quadro de uma multinacional canadiana
ver perfil
ver posts
arquivos
2017:

 J F M A M J J A S O N D


2016:

 J F M A M J J A S O N D


2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


pesquisar neste blog