07
Dez 11
publicado por Nuno Gouveia, às 16:57link do post | comentar

 

Os estudos realizados pelos cientistas políticos americanos indicam que um endorsement raramente é um factor decisivo numas eleições, mas que podem contribuir para introduzir uma dinâmica de vitória numa campanha. Recuando apenas quatro anos, recordo o apoio que Obama recebeu do clã Kennedy (Ted e Caroline) que o ajudaram imenso na super terça-feira, tal como o apoio que John McCain recebeu do então governador da Florida, Charlie Crist, que o ajudou a vencer as primárias do estado contra Mitt Romney e Rudy Giuliani.

 

Neste ciclo eleitoral, Mitt Romney tem vindo a recolher importantes apoios na máquina republicana. Nomes como o governador de New Jersey, Chris Christie, os senadores John Thune do Dakota do Sul, Kelly Ayotte do New Hampshire ou Scott Brown do Massachusetts, entre outros proeminentes republicanos, já se colocaram ao lado da sua campanha. Ao todo são 9 senadores, 46 congressistas e três governadores. E tem mais nomes em lista de espera para serem anunciados. Só para dar nota de comparação, Rick Perry apenas tem o apoio de 1 senador, 10 congressistas e 3 governadores, enquanto Newt Gingrich apenas tem 6 congressistas e um governador. Mas há uma lista de nomes, que pela sua origem e posição, podem ser essenciais para diversas primárias.

 

O Daily Beast publica hoje uma lista dos 10 nomes mais apetecíveis. Observando esta lista, acredito que John McCain e Jeb Bush deverão por certo apoiar Mitt Romney. Rudy Giuliani, poderá não o fazer, pois em 2008 Rick Perry, contra as expectativas, deu-lhe o seu apoio e será difícil Giuliani voltar-lhe as costas agora. Marco Rubio e Jim DeMint já disseram que não pretendem colocar-se ao lado de ninguém nas primárias, mas o seu apoio será muito importante na Florida e Carolina do Sul, caso surja para algum candidato. Os governadores do Iowa (Terry Branstad), Carolina do Sul (Nikki Haley) e Florida (Rick Scott) serão reforços valiosos nos seus estados. Por fim, Sarah Palin e Herman Cain, que deverão apoiar uma das alternativas a Mitt Romney, podem fazer a sua popularidade entre os meios do Tea Party valer muitos votos. Mas à excepção de Sarah Palin, Romney estará a disputar o apoio de todos os outros. Não será nenhum destes nomes a decidir o desfecho destas primárias, mas o seu apoio, se for dado numa altura crucial da campanha, pode ser muito relevante. Veremos quem irá ganhar a guerra dos endorsements. Até ao momento, Mitt Romney está a golear os seus adversários. 


Em destaque
José Gomes André

Investigador de Filosofia Política, redigiu tese de doutoramento sobre James Madison. Autor de "Sistema Político e Eleitoral Norte-Americano: um Roteiro" (Esfera do Caos, 2008). Escreve também no Delito de Opinião.
ver perfil
ver posts
Nuno Gouveia

Autor de uma tese de mestrado sobre as eleições presidenciais americanas de 2008. Escreve também no 31 da Armada e Cachimbo de Magritte.
ver perfil
ver posts
Alexandre Burmester

Define-se como um "ávido seguidor amador" da política americana, que acompanha há mais de 40 anos. As suas habilitações académicas situam-se na área da Língua e Literatura Inglesas e foi quadro de uma multinacional canadiana
ver perfil
ver posts
arquivos
2017:

 J F M A M J J A S O N D


2016:

 J F M A M J J A S O N D


2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


pesquisar neste blog