17
Out 11
publicado por Alexandre Burmester, às 19:29
Nuno Gouveia às 21:03link do post | comentar

Bem sabemos que, a esta distância das eleições, este género de sondagem tem pouco valor, e apenas, digamos, um interesse "barométrico". 

 

Pois bem, a Rasmussen  hoje diz-nos que Herman Cain lidera Barack Obama por 43%-41% 

 

A vantagem de Cain está dentro da margem de erro, mas não deixa de ser sintomático da actual popularidade deste candidato que é o único republicano que, actualmente, bate Obama nas sondagens da Rasmussen  (Mitt Romney já tem estado à frente de Obama, mas neste momento tal não se verifica, embora por pequenas margens).

 

Cain não é um político (é o antigo CEO da Godfather's Pizza e antigo "chairman" do Federal Reserve Bank of Kansas City), com as vantagens e desvantagens que isso pode acarretar, tem um "staff" limitado e poucos fundos. Não acredito que venha a ser o candidato do Partido Republicano, mas a verdade é que, actualmente, vai confortavelmente à frente de Mitt Romney em sondagens sobre o caucus de Iowa (espécie de "mini-primária") e sobre a primária da Carolina do Sul, sendo estes dois dos primeiros embates das primárias republicanas, à distância de poucos meses.

 

Mas, em muitos aspectos, como dizia um analista conservador, Cain parece um candidato que nem "por encomenda" o G.O.P. conseguiria: "afro-americano" (mais que o Presidente Obama diga-se, pois é filho de dois negros da Geórgia), conservador, "não-político" numa época de pouca popularidade dos políticos, e com uma carreira profissional feita a pulso, digna do "sonho americano".

 

Um fenómeno a seguir com atenção. 


Em destaque
José Gomes André

Investigador de Filosofia Política, redigiu tese de doutoramento sobre James Madison. Autor de "Sistema Político e Eleitoral Norte-Americano: um Roteiro" (Esfera do Caos, 2008). Escreve também no Delito de Opinião.
ver perfil
ver posts
Nuno Gouveia

Autor de uma tese de mestrado sobre as eleições presidenciais americanas de 2008. Escreve também no 31 da Armada e Cachimbo de Magritte.
ver perfil
ver posts
Alexandre Burmester

Define-se como um "ávido seguidor amador" da política americana, que acompanha há mais de 40 anos. As suas habilitações académicas situam-se na área da Língua e Literatura Inglesas e foi quadro de uma multinacional canadiana
ver perfil
ver posts
arquivos
2017:

 J F M A M J J A S O N D


2016:

 J F M A M J J A S O N D


2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


pesquisar neste blog