12
Out 11
publicado por Nuno Gouveia, às 12:46link do post | comentar

 

Este quadro de notas do Mark Halperin reflecte o que se passou ontem. Num debate inteiramente dominado pela economia, não houve grandes momentos de tensão entre os candidatos e terá sido o mais pacífico de todos até ao momento. Mitt Romney provou, mais uma vez, que é o melhor candidato neste formato, e a menos que cometa algum erro grave, irá provavelmente vencer todos os debates. E Rick Perry apareceu mais uma vez totalmente desinspirado. Passou metade do debate a falar de política de energia e a outra metade em silêncio, tentando passar despercebido. Ainda não foi ontem que começou a recuperar nas sondagens, e será muito díficil voltar a jogo, pois os debates estão a ter uma influência brutal no rumo dos acontecimentos. Pelo contrário, Herman Cain parece sobreviver aos holofotes que ontem lhe estiveram apontados, passando grande parte do debate a falar do seu famoso plano 9-9-9 (abreviação portuguesa: IRC, IRS e IVA - criação de um novo imposto nacional nos EUA - todos a 9 por cento). Neste momento parece ser a maior ameaça a Mitt Romney. Na próxima semana, dia 18, a CNN irá transmitir outro debate, desta vez em Las Vegas. 


Um detalhe - ao que sei, o plano de Cain não se refere exactamente ao IRC, mas a uma coisa que não existe em Portugal (e nem sei se existe nalgum sitio), que seria um imposto sobre a margem comercial das empresas (enquanto o nosso IRC só incide sobre os lucros, esse imposto, incidindo sobre a diferença entre as vendas e as compras de produtos, incidiria sobre todos os rendimentos gerados pela empresa - lucros, salários e juros)

Já agora - o blog está mesmo um fundo azul escuro quase da cor do texto, ou é um problema do meu computador?
Miguel Madeira a 17 de Outubro de 2011 às 01:04

Obrigado Miguel pela achega. Assumo que não percebi muito bem como funcionará o plano de Cain. E já agora, também assumo que não conheço muito bem o sistema fiscal americano :)

Também me tem aparecido o fundo azul. Pensei que era apenas problema do meu computador, mas estou a ver que não. Vou tentar resolver isso. Obrigado.

Abraço
Nuno Gouveia a 17 de Outubro de 2011 às 15:00

Em destaque
José Gomes André

Investigador de Filosofia Política, redigiu tese de doutoramento sobre James Madison. Autor de "Sistema Político e Eleitoral Norte-Americano: um Roteiro" (Esfera do Caos, 2008). Escreve também no Delito de Opinião.
ver perfil
ver posts
Nuno Gouveia

Autor de uma tese de mestrado sobre as eleições presidenciais americanas de 2008. Escreve também no 31 da Armada e Cachimbo de Magritte.
ver perfil
ver posts
Alexandre Burmester

Define-se como um "ávido seguidor amador" da política americana, que acompanha há mais de 40 anos. As suas habilitações académicas situam-se na área da Língua e Literatura Inglesas e foi quadro de uma multinacional canadiana
ver perfil
ver posts
arquivos
2017:

 J F M A M J J A S O N D


2016:

 J F M A M J J A S O N D


2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


pesquisar neste blog