07
Set 11
publicado por Nuno Gouveia, às 13:11link do post | comentar

Foto Politico

 

Por volta das 2h00 desta madrugada começa o debate republicano promovido pela NBC/Político, que inicia verdadeiramente a campanha republicana. Os holofotes estarão todos direccionados para Rick Perry, que entrou na corrida há cerca de um mês e já lidera confortavelmente as sondagens nacionais. Mas como já afirmei anteriormente, esta liderança é fictícia, pois os republicanos ainda não conhecem o governador do Texas. Além disso, tem sido poupado na imprensa e ainda ninguém exibiu os "esqueletos no armário" do candidato na arena nacional. Neste debate poderemos verificar se Perry aguenta o choque de um debate nacional, e se consegue manter-se na liderança depois deste embate. Há quem duvide da viabilidade da sua candidatura, e esta noite será o principal alvo dos adversários.


Michele Bachmann, que desapareceu das sondagens depois da entrada de Rick Perry, tentará aqui recuperar o entusiasmo perdido. Depois de ter ganho a mediatizada Iowa Straw Poll, nunca mais parou de descer nas sondagens, tendo esta semana despedido o seu director de campanha, Ed Rollins, que tinha afirmado na CNN que a campanha se encaminhava para uma corrida a dois, entre Romney e Perry. O seu principal alvo será Perry. 

 

Mitt Romney chega a este debate mais frágil do que nos anteriores. No entanto, não me parece que vá mudar de estratégia. Pelo menos para já. Acredito que irá manter uma actuação de estadista, focando-se no Presidente Obama e nas fragilidades da economia americana. Ainda ontem apresentou um plano para a economia e irá manter-se nesse registo presidenciável. Romney, pelo menos para já, não deverá entrar ao ataque a Perry, esperando que este acabe por fragilizar-se a si próprio, ou pelos restantes candidatos. 

 

Dos outros nomes em cima da mesa, Jon Huntsman começa a ter pouco tempo para causar um verdadeiro impacto nesta corrida. Na semana passada apresentou um plano económico que recebeu elogios por todo o espectro conservador, mas continua a não arrancar nas sondagens. Se o seu objectivo é preparar o futuro (uma candidatura em 2016 ou 2020), Huntsman necessita de crescer. Se não aproveitar estes debates (a sua primeira prestação foi sofrível), não terá grande futuro no Partido Republicano. Outra prestação a seguir é a de Ron Paul, que esta semana lançou um ataque a Rick Perry por ter sido o director de campanha de Al Gore no Texas em 1988, por contraste com ele, que foi apoiante de primeira hora de Reagan em 1976. Se Paul voltar à carga, não deixará de ouvir que ele próprio abandonou o Partido Republicano em 1987 precisamente alegando que Ronald Reagan tinha abandonado os princípios republicanos, uma incoerência para quem alega ser fiel seguidor de Reagan. 

 

Este debate será transmitido em directo pela MSNBC e via streaming no site do Político. Brian Williams da NBC e John Harris do Politico serão os moderadores. 

 


Em destaque
José Gomes André

Investigador de Filosofia Política, redigiu tese de doutoramento sobre James Madison. Autor de "Sistema Político e Eleitoral Norte-Americano: um Roteiro" (Esfera do Caos, 2008). Escreve também no Delito de Opinião.
ver perfil
ver posts
Nuno Gouveia

Autor de uma tese de mestrado sobre as eleições presidenciais americanas de 2008. Escreve também no 31 da Armada e Cachimbo de Magritte.
ver perfil
ver posts
Alexandre Burmester

Define-se como um "ávido seguidor amador" da política americana, que acompanha há mais de 40 anos. As suas habilitações académicas situam-se na área da Língua e Literatura Inglesas e foi quadro de uma multinacional canadiana
ver perfil
ver posts
arquivos
2017:

 J F M A M J J A S O N D


2016:

 J F M A M J J A S O N D


2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


pesquisar neste blog