25
Ago 11
publicado por Nuno Gouveia, às 00:20link do post | comentar

Hoje foram publicadas duas sondagens nacionais que indicam que Rick Perry entrou com força nesta campanha. Pouco tempo depois de anunciar a sua candidatura, o governador do Texas já lidera na Gallup e na PPP. 

 

Na Gallup tem 29%, seguido de Mitt Romney com 17%, Ron Paul com 13% e Michele Bachmann com 10%. Todos os restantes candidatos têm menos de 5%. A sondagem da Public Policy Polling coloca Perry com 33%, Romney com 20%, Bachmann com 16%, Newt Gingrich com 8%, e por fim Herman Cain e Ron Paul com 6%.

 

Não dou grande importância a estas sondagens, até pelas disparidades que demonstram nos valores. No entanto, é evidente que a entrada de Rick Perry mexeu com a corrida, e colocou em marcha uma bipolarização que se adivinha entre o governador do Texas e Mitt Romney. Isto se não houver mais nenhuma entrada de peso. Quem parece perder embalagem é Bachmann, que perde eleitorado para Perry. Veremos se Perry mantém estes números nas próximas semanas, agora que já entrou em campanha e será certamente atacado pelos adversários e pelos media. 

 

Mais importante do que estas sondagens será seguir as  intenções de voto no Iowa e New Hampshire até Fevereiro do próximo ano. Mas nesta fase ainda interessam pouco. Basta relembrar o que as sondagens nos diziam por esta altura em 2008: a liderança de Hillary Clinton no Partido Democrata e de Rudy Giuliani no Partido Republicano, com John McCain a não passar dos 5 por cento. 


Em destaque
José Gomes André

Investigador de Filosofia Política, redigiu tese de doutoramento sobre James Madison. Autor de "Sistema Político e Eleitoral Norte-Americano: um Roteiro" (Esfera do Caos, 2008). Escreve também no Delito de Opinião.
ver perfil
ver posts
Nuno Gouveia

Autor de uma tese de mestrado sobre as eleições presidenciais americanas de 2008. Escreve também no 31 da Armada e Cachimbo de Magritte.
ver perfil
ver posts
Alexandre Burmester

Define-se como um "ávido seguidor amador" da política americana, que acompanha há mais de 40 anos. As suas habilitações académicas situam-se na área da Língua e Literatura Inglesas e foi quadro de uma multinacional canadiana
ver perfil
ver posts
arquivos
2017:

 J F M A M J J A S O N D


2016:

 J F M A M J J A S O N D


2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


pesquisar neste blog