16
Ago 11
publicado por Nuno Gouveia, às 00:01link do post | comentar

Na semana em que desceu pela primeira vez abaixo dos 40 por cento na popularidade, Barack Obama mete-se à estrada por três estados do Midwest que venceu em 2008, Minnesota, Iowa e Illinois. Na verdade, ele venceu todos os estados desta região considerados swing states (os Dakotas, Kansas e Nebraska são bastiões republicanos), à excepção do Missouri, mas a situação para 2012 parece bem mais complicada. Neste momento, todos os estados da região estão em jogo, isto retirado o Illinois, estado de Obama e o Indiana, que ninguém acredita que desta vez não acabe por cair na coluna republicana. Não tenho dúvidas que a campanha de 2012 irá passar em grande parte por estes estados. 

tags: ,

Atenção que o Obama tem melhores números na Georgia (e na Carolina do Norte)do que no Midwest e a sua campanha tenciona investir no Estado. Em relação ao Colorado, na última sondagem da PPP, o Obama surgia quase com 50% dos votos e com 7 pontos percentuais de vantagem sobre Mitt Romney. Já o Missouri deverá mesmo cair para o GOP.

Também me parece que em condições normais, o Colorado dificilmente sairá da coluna de Obama, mas com um VP hispânico, como é muito provável que aconteça, podem ter uma séria hipótese. E olha que 7pp para Obama nesta fase não é nada mau para Romney, dado que estas sondagens corpo-a-corpo tendem a favorecer o presidente nesta fase.

Também já li algures que Obama pretendia investir no Texas, mas acho que são ilusões lançadas para os media para fazer parecer forte o que está fraco. Em relação à Georgia, pago para ver se têm hipóteses de vencer:) Que vão investir, é possível, pois parece-me que terão recursos ilimitados.

Por outro lado, os republicanos até já falam no Oregon, Washington e Minnesota. Também me parecem ilusões :)
Nuno Gouveia a 18 de Agosto de 2011 às 12:36

Em destaque
José Gomes André

Investigador de Filosofia Política, redigiu tese de doutoramento sobre James Madison. Autor de "Sistema Político e Eleitoral Norte-Americano: um Roteiro" (Esfera do Caos, 2008). Escreve também no Delito de Opinião.
ver perfil
ver posts
Nuno Gouveia

Autor de uma tese de mestrado sobre as eleições presidenciais americanas de 2008. Escreve também no 31 da Armada e Cachimbo de Magritte.
ver perfil
ver posts
Alexandre Burmester

Define-se como um "ávido seguidor amador" da política americana, que acompanha há mais de 40 anos. As suas habilitações académicas situam-se na área da Língua e Literatura Inglesas e foi quadro de uma multinacional canadiana
ver perfil
ver posts
arquivos
2017:

 J F M A M J J A S O N D


2016:

 J F M A M J J A S O N D


2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


pesquisar neste blog