16
Ago 11
publicado por Nuno Gouveia, às 00:01link do post

Na semana em que desceu pela primeira vez abaixo dos 40 por cento na popularidade, Barack Obama mete-se à estrada por três estados do Midwest que venceu em 2008, Minnesota, Iowa e Illinois. Na verdade, ele venceu todos os estados desta região considerados swing states (os Dakotas, Kansas e Nebraska são bastiões republicanos), à excepção do Missouri, mas a situação para 2012 parece bem mais complicada. Neste momento, todos os estados da região estão em jogo, isto retirado o Illinois, estado de Obama e o Indiana, que ninguém acredita que desta vez não acabe por cair na coluna republicana. Não tenho dúvidas que a campanha de 2012 irá passar em grande parte por estes estados. 

tags: ,

caro Nuno,
mais uma vez traga várias perguntas.
Quais são os estados que tradicionalmente votam nos republicanos? e nos democratas?
Quais são os estados onde numa eleição ganha um partido e na próxima ganha outro partido?

Anónimo a 16 de Agosto de 2011 às 11:11

Caro nuno,
Em relação á minha ultima questão colocada em cima gostava de saber qual ou quais os estados mais indecisos para a eleição de 2012
André a 17 de Agosto de 2011 às 12:14

Swing States para 2012:

Nevada, Colorado, New Mexico, New Hampshire, Ohio, Pennsylvania, Iowa, Michigan, Wisconsin, Indiana, Carolina do Norte, Virginia e Florida. Tudo estados que Obama venceu em 2008. Parece-me que o Indiana, Carolina do Norte e Virginia dificilmente não serão ganhos pelos republicanos.
Nuno Gouveia a 17 de Agosto de 2011 às 23:33

Nuno, parece-me que esta análise dos blue states é demasiadamente favorável aos republicanos :). Senão veja-se: se coloca Estados como o New Mexico, o Wisconsin e o Michigan como swing states, então acho que a Georgia e o Missouri também deveriam constar nesta lista. Parecem-me long shots para os democratas, é verdade, mas não mais que os que mencionei acima para os republicanos. E há ainda o caso do Colorado que, depois dos resultados de 2010, onde os democratas saíram vencedores num ano fantástico para os republicanos, não acredito que deixe de cair para o lado de Obama.
João Luís a 18 de Agosto de 2011 às 09:41

De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



Em destaque
José Gomes André

Investigador de Filosofia Política, redigiu tese de doutoramento sobre James Madison. Autor de "Sistema Político e Eleitoral Norte-Americano: um Roteiro" (Esfera do Caos, 2008). Escreve também no Delito de Opinião.
ver perfil
ver posts
Nuno Gouveia

Autor de uma tese de mestrado sobre as eleições presidenciais americanas de 2008. Escreve também no 31 da Armada e Cachimbo de Magritte.
ver perfil
ver posts
Alexandre Burmester

Define-se como um "ávido seguidor amador" da política americana, que acompanha há mais de 40 anos. As suas habilitações académicas situam-se na área da Língua e Literatura Inglesas e foi quadro de uma multinacional canadiana
ver perfil
ver posts
arquivos
2017:

 J F M A M J J A S O N D


2016:

 J F M A M J J A S O N D


2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


pesquisar neste blog
 
subscrever feeds