06
Jul 11
publicado por Nuno Gouveia, às 22:37link do post | comentar

 

Na política americana os verdadeiros protagonistas do debate nem sempre os políticos. Situação única no mundo, são muitas vezes os consultores de comunicação, os famosos spin doctors, que ocupam o palco principal na arena mediática. Ao contrário de Portugal, estes são profissionais da política e ocupam um espaço bem definido no espectro ideológico. Por isso, são sempre interessantes de seguir as polémicas entre estes especialistas. 

 

O Daily Beast dá palco a dois especialistas. Na semana passada, Paul Begala, veterano da campanha de Bill Clinton de 1992 e um dos mais respeitados estrategas democratas, elogiou Karl Rove pela sua capacidade de angariar dinheiro... para os democratas. Rove não se ficou e respondeu esta semana. Num tom irónico, o antigo conselheiro de George W. Bush afirma-se como um "péssimo" angariador de fundos, pois os democratas têm angariado muito pouco dinheiro, ao contrário da sua organização, que ainda há pouco declarou que iria investir 20 milhões de dólares este Verão numa campanha contra o presidente Obama. Independentemente das razões de um lado e outro, fica a boa disposição, o humor e o respeito que estes demonstram um pelo outro. Paul Begala chega mesmo a elogiar o adversário. Deste lado espera-se que a polémica não fique por aqui,  e prossiga com mais uma resposta de Begala. 


Em destaque
José Gomes André

Investigador de Filosofia Política, redigiu tese de doutoramento sobre James Madison. Autor de "Sistema Político e Eleitoral Norte-Americano: um Roteiro" (Esfera do Caos, 2008). Escreve também no Delito de Opinião.
ver perfil
ver posts
Nuno Gouveia

Autor de uma tese de mestrado sobre as eleições presidenciais americanas de 2008. Escreve também no 31 da Armada e Cachimbo de Magritte.
ver perfil
ver posts
Alexandre Burmester

Define-se como um "ávido seguidor amador" da política americana, que acompanha há mais de 40 anos. As suas habilitações académicas situam-se na área da Língua e Literatura Inglesas e foi quadro de uma multinacional canadiana
ver perfil
ver posts
arquivos
2017:

 J F M A M J J A S O N D


2016:

 J F M A M J J A S O N D


2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


pesquisar neste blog