02
Mai 11
publicado por Nuno Gouveia, às 17:23link do post | comentar

 

Como referi anteriormente, a relação com o Paquistão está cada vez mais perigosa. O anterior presidente Pervez Musharraf, aliado dos americanos, já veio dizer que este ataque é uma violação à integridade territorial do país. E não deixa de ser verdade, pois as autoridades do país não foram informadas do raide militar. Mas Obama não tinha outra solução, e até já o tinha avisado ainda durante a campanha presidencial de 2008. Num debate, penso que com Hillary Clinton, Obama tinha dito que se recebesse informações que Osama Bin Laden estava escondido no Paquistão, daria ordens às forças militares para o capturar ou matar. Foi precisamente isso que aconteceu. Pedir a colaboração aos paquistaneses significaria provavelmente que a operação não seria bem sucedida. 

 

Mas esta questão é problemática, pois há muitos anos que se conhece as relações próximas entre oficiais paquistaneses a a Al-Qaeda e os Talibans. O facto de Bin Laden estar instalado numa cidade com uma base militar, conhecida por ser a "West Point" paquistanesa, deixa pouca margem para dúvidas que estava a ser protegido por altos quadros do exército. As tensões, que nos últimos tempos tinham vindo a subir devido aos ataques dos Drones, entre os Estados Unidos e o Paquistão vão subir ainda mais. Mas ninguém espere uma quebra entre estes dois países. Um Paquistão nuclear e vizinho do Afeganistão é demasiado importante para ser deixado sem apertada vigilância. Esta relação é um dos grandes desafios da Administração Obama. 

 

Sobre esta captura, aconselho a leitura deste artigo da The New Yorker. (de onde retirei essa fotografia)


Eu acredito nas duas versões a versão de que avisou a e versão de que não avisou,Passo a explicar os E.U.A para entrar com material bélico no Paquistão tinha que ter autorização pois caso a operação corresse mal como é que era? Mas sabendo que para os lados e islamabad a parte anti america está muito forte é normal que os EUA jogassem pelo seguro e não tenham avisado para não haver fugas de informação.
Eu quero acreditar que islamabad foi avisada, pois isto não pode ser um vale tudo, está bem que era apanhar um pulha mas nós não podemos ser iguais aos pulhas por esse motivo não festejei a morte do pulha, festejar daquela maneira só quando o glorioso for campeão.
André a 3 de Maio de 2011 às 22:49

arquivos
2017:

 J F M A M J J A S O N D


2016:

 J F M A M J J A S O N D


2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


pesquisar neste blog