01
Mar 11
publicado por Nuno Gouveia, às 10:20link do post | comentar

 

A imprensa americana tem vindo a afirmar que Newt Gingrich deverá anunciar em breve a sua candidatura à nomeação republicana, tornando-se no primeiro candidato (com hipóteses de vitória) na corrida. Depois de uma longa carreira na Câmara dos Representantes, que incluiu a ascensão a primeiro Speaker republicano em 40 anos, esta será a última jogada da sua carreira. Se já em 2008 Gingrich pensou em candidatar-se, com 67 anos, esta é a sua ultima oportunidade. Apesar de brilhante, Newt tem um adversário de peso nesta corrida: ele próprio. Além dos esqueletos no armário, como o caso de infidelidade com a actual esposa, Newt comete tantos lapsos verbais, com uma retórica demasiado agressiva, que não raras vezes o colocam como alvo preferencial da imprensa. Continuo a acreditar que no final, apesar do ambiente em que se vive e da força do tea party, o vencedor das primárias será aquele que em Fevereiro/Março de 2012 se apresentar como o melhor candidato contra Obama. E duvido que esse nome seja o de Newt Gingrich.Não acreditando muito nas reais possibilidades de vitória, a sua campanha irá introduzir alguma animação no debate público.

Adenda: A ABC está a informar que Gingrich deverá anunciar até ao final da semana a sua entrada na corrida presidencial. A guerra vai começar.


Em destaque
José Gomes André

Investigador de Filosofia Política, redigiu tese de doutoramento sobre James Madison. Autor de "Sistema Político e Eleitoral Norte-Americano: um Roteiro" (Esfera do Caos, 2008). Escreve também no Delito de Opinião.
ver perfil
ver posts
Nuno Gouveia

Autor de uma tese de mestrado sobre as eleições presidenciais americanas de 2008. Escreve também no 31 da Armada e Cachimbo de Magritte.
ver perfil
ver posts
Alexandre Burmester

Define-se como um "ávido seguidor amador" da política americana, que acompanha há mais de 40 anos. As suas habilitações académicas situam-se na área da Língua e Literatura Inglesas e foi quadro de uma multinacional canadiana
ver perfil
ver posts
arquivos
2017:

 J F M A M J J A S O N D


2016:

 J F M A M J J A S O N D


2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


pesquisar neste blog