25
Jan 11
publicado por Nuno Gouveia, às 21:50link do post | comentar

Tim Pawlenty não é propriamente um político muito conhecido fora das fronteiras do Minnesota, onde foi governador nos últimos oito anos. Mas em 2011 será um dos nomes que irá circular nas páginas dos jornais americanos, pois é certo que será candidato à nomeação republicana. Este vídeo, num estilo cinematográfico, não se destina a promover o seu novo livro. É o arranque oficioso da sua candidatura. Ao melhor estilo da política americana.

 


Política espectáculo.
Luís de Aguiar Fernandes a 26 de Janeiro de 2011 às 17:40

Para mim é mais espectáculo de política :)

Também, também. Apesar de às vezes haver um uso exagerado desses meios...

E esse exagero até se pode aplicar a este vídeo :)
Nuno Gouveia a 26 de Janeiro de 2011 às 22:39

Tim Pawlenty esteve a um passo de ter sido escolhido por John McCain para candidato a Vice-Presidente. Contudo, a necessidade que McCain sentiu de fazer algo de diferente nesse campo levou-o a escolher Sarah Palin. Se Pawlenty tivesse sido o escolhido, seria agora provavelmente o favorito à nomeação republicana.

É pouco conhecido fora do seu estado (que faz fronteira com o Iowa, local dos primeiros "caucuses" de 2012), mas quem nesta altura em 2007 conhecia Barack Obama fora do Illinois?

Seja como for, ter sido governador daquele estado durante dois mandatos sendo republicano não é coisa de menosprezar. O Minnesota tem uma antiga reputação "progressista" e é normalmente um estado favorável ao Partido Democrático. Eram do Minnesota, por exemplo, os Vice-Presidentes Hubert Humphrey e Walter Mondale, candidatos presidenciais democráticos em 1968 e 1984, respectivamente. Nos últimos 50 anos apenas por uma vez o candidato presidencial republicano venceu o estado (Richard Nixon em 1972).
Alexandre Burmester a 26 de Fevereiro de 2011 às 14:54

Em destaque
José Gomes André

Investigador de Filosofia Política, redigiu tese de doutoramento sobre James Madison. Autor de "Sistema Político e Eleitoral Norte-Americano: um Roteiro" (Esfera do Caos, 2008). Escreve também no Delito de Opinião.
ver perfil
ver posts
Nuno Gouveia

Autor de uma tese de mestrado sobre as eleições presidenciais americanas de 2008. Escreve também no 31 da Armada e Cachimbo de Magritte.
ver perfil
ver posts
Alexandre Burmester

Define-se como um "ávido seguidor amador" da política americana, que acompanha há mais de 40 anos. As suas habilitações académicas situam-se na área da Língua e Literatura Inglesas e foi quadro de uma multinacional canadiana
ver perfil
ver posts
arquivos
2017:

 J F M A M J J A S O N D


2016:

 J F M A M J J A S O N D


2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


pesquisar neste blog