18
Jan 11
publicado por Nuno Gouveia, às 22:41link do post | comentar

 

Morreu Sargent Shriver, fundador dos Peace Corps e candidato a Vice presidente em 1972 pelo Partido Democrata. A sua longa carreira política e cívica iniciou-se no final da década de 30, ao lado da corrente isolacionista antes da II Guerra Mundial. Apesar disso, combateu na marinha na guerra do pacífico, ganhando uma Purple Heart na batalha de Guadalcanal. Na década de 50 entrou para o clã dos Kennedy, ao casar com Eunice Kennedy, irmã de JFK. Uma das suas filhas é Maria Shriver, esposa de Arnold Schwarzenegger. O seu envolvimento mais activo na política foi na década de 60, onde colaborou directamente na vitória do seu cunhado nas presidenciais de 1960. Foi durante o mandato de JFK que ajudou a fundar os Peace Corps, tendo sido o seu primeiro director. Mais tarde colaborou com a Administração Jonhson. Desiludido com a a guerra do Vietname, afastou-se e foi durante dois anos Embaixador em França. Em 1972, devido ao afastamento do candidato a VP, Thomas Eagleton, depois de ser revelado que este sofria de problemas mentais, Shriver foi convidado para ser o parceiro de McGovern na tentativa de derrotar Richard Nixon. Uma campanha desastrada. Em 1976 ainda tentou a nomeação democrata, mas as coisas não correram bem. Posteriormente abandonou a carreira política, tendo sido presidente dos Special Olympics. Faleceu hoje com a doença de Alzheimer, aos 95 anos.

 


Em destaque
José Gomes André

Investigador de Filosofia Política, redigiu tese de doutoramento sobre James Madison. Autor de "Sistema Político e Eleitoral Norte-Americano: um Roteiro" (Esfera do Caos, 2008). Escreve também no Delito de Opinião.
ver perfil
ver posts
Nuno Gouveia

Autor de uma tese de mestrado sobre as eleições presidenciais americanas de 2008. Escreve também no 31 da Armada e Cachimbo de Magritte.
ver perfil
ver posts
Alexandre Burmester

Define-se como um "ávido seguidor amador" da política americana, que acompanha há mais de 40 anos. As suas habilitações académicas situam-se na área da Língua e Literatura Inglesas e foi quadro de uma multinacional canadiana
ver perfil
ver posts
arquivos
2017:

 J F M A M J J A S O N D


2016:

 J F M A M J J A S O N D


2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


pesquisar neste blog